Tipos de Pregos: Conheça os principais e suas aplicações

Postado em 21/11/2017 Leia em 3 minutos

Originado na Mesopotâmia há mais de 5 mil anos, o popular prego caracteriza-se por ser uma haste de metal que tem uma ponta afiada e a outra achatada.

Ao longo do tempo, os tipos de pregos foram aprimorando-se e hoje existem inúmeros tipos desse material que serve para unir duas partes.  Não é possível imaginar uma construção em madeira sem a utilização de vários pregos.

Eles variam no tamanho e na forma. Não há dúvidas de que pregar é a maneira mais fácil de fixar e juntar madeiras, porém é necessário prestar atenção em alguns detalhes.

O prego adequado oferece uma fixação correta entre as peças e não deixa a madeira rachar.

Veja abaixo os principais tipos de pregos indicados para cada tipo de material.

Prego Sem Cabeça

Tem corpo liso e cabeça minúscula. A vantagem é que não mancha a madeira e não suja as mãos de quem lida com ele. É o mais utilizado na marcenaria porque possibilita disfarçar a cabeça afundando-se e cobrindo-a com uma massa.

Prego Com Cabeça

Corpo liso e cabeça bem definida. É utilizado na construção de casas, estruturas; construções pesadas, caixotaria e domésticas.

Você pode gostar: Conheça os principais tipos de buchas e suas aplicações

Prego Cabeça Dupla

Indicado para uso em estruturas temporárias porque não incide profundamente na madeira, portanto na hora de remover o prego é mais fácil, evitando desgastes na madeira. Comumente usado na fixação dos aprumadores e escoramento de lajes.

Prego Anelado

Este tipo é usando com a madeira, tem menor resistência ou baixa densidade (macia). Tem cabeça em forma de círculo e corpo com pequenos anéis protuberantes, por isso o chamam de anelado. Apresenta resistência ao arrancamento.

Prego Ardox

O corpo deste tipo de prego assemelha-se a uma broca e a sua cabeça é em forma de círculo. Geralmente usado em madeiras de alta densidade ou maior resistência superficial.

Prego Para Taco

Principal característica é a cabeça em formato de “L” e corpo liso. Favorece a fixação de tacos (assoalho) e batentes.

Prego Telheiro

Garante melhor fixação em telhas onduladas, tem a ponta espiralada e aro de vedação. Evita vazamentos e tem proteção contra corrosão.

Prego Quadrado

Tem cabeça em forma de círculo e corpo quadrado. Muito utilizado em cascos de embarcações e em decks de piscinas.

Importante

Independentemente do tipo de prego, todos seguem a mesma lógica: entram na madeira cortando os veios, deslocando para baixo as cerdas rompidas e criando uma trava que dificulta a sua remoção. O comprimento do prego deve equivaler ao dobro da espessura da madeira menor.

Veja também: Conheça os principais tipos de brocas para furadeiras

Dicas finais sobre tipos de pregos

Quando a madeira for muito dura o ideal é fazer um buraco com uma furadeira, evitando que o prego entorte antes de penetrar por completo na madeira. Outra dica importante é observar se o prego apresenta sinais de corrosão.

Em caso positivo ele não deve ser usado, o recomendado é descartá-lo. A forma mais indicada para armazenamento dos pregos é mantendo-os na embalagem original, em um ambiente seco e longe da umidade.

Dessa forma, é possível conservar seu material intacto por mais tempo.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO