Conheça os principais tipos de buchas e suas aplicações

Postado em 16/11/2017 Leia em 4 minutos

Entenda para que servem os tipos de buchas e como utilizar este item da maneira correta.

Quando vamos fixar algo na parede, apenas a utilização de pregos ou parafusos não é recomendada. Isto se deve ao fato deles não suportarem o peso do material que sustentam e ainda podem causar deformidades nas paredes.

Para isso, um recurso vem sendo cada vez mais utilizado: as buchas. Estes materiais geralmente vêm em formatos de tubos, com abertura em apenas de um dos lados. Sua composição é diversificada, assim como sua utilidade.

Abaixo você pode conferir os tipos de buchas e como se dão suas aplicações. Assim, não correrá o perigo de fazer um buraco maior que o necessário na parede ou não conseguir fixar o prego/parafuso da maneira correta.

Universal

Há vários tipos de buchas, contudo é mais comum encontrar uma feita de nylon ou plástico, que não informam qual broca deve ser usada. Frequentemente são as mais baratas e utilizadas para pequenas e médias estruturas.

Bucha S

Principal e mais comum, os tipos de buchas S são de plástico e podem quebrar vários galhos. Ela vem com a medida impressa na sua base, que mostrará qual broca utilizar, facilitando a fixação na parede. Elas são utilizadas até para elementos mais rígidos, como tijolo maciço, mas sua prática recorrente é em concreto e alvenaria.

Bucha FU

Outro item bem comum na fixação de materiais, ela é recomendada para ser utilizada nas variadas formas de tijolos, além do gesso e concreto. É necessário que o material tenha mais de 6 milímetros neste caso. Apresentam variados tamanhos e são geralmente compostas de plástico.

Buchas longas de nylon

Estas tendem a suportar mais peso, pois são feitas do nylon e podem ser utilizadas até em superfícies ocas, sendo uma boa opção para tijolos dispostos lateralmente. Ela tem maior durabilidade também: não precisará ser trocado recorrentemente como as feitas de plástico, devido ao seu material ser mais resistente.

Bucha metálica expansiva

Com o parafuso já pré-fixado nesse tipo de bucha, este item, como o nome já diz, é composto de metal e tem uma resistência acima da média. Ideal para placas como de fibras aglomeradas ou prensadas, de gesso com fibras, maciças, maciça de lã vegetal em arco, além do teto de gesso. É muito utilizado em divisória e de fácil manuseio.

Bucha para drywall

Aqui são três tipos de buchas: basculantes, expansão e bucha-parafuso. O drywall (ou parede seca, na tradução literal), não necessita de argamassa, ou seja, as chapas de gesso precisam de algo para auxiliar quando há muito peso sobre elas. As buchas basculantes suportam até 50 kg; já as de expansão 30 kg; e as buchas-parafuso tem limite de 15 kg. São recomendadas para darem suporte suficiente ao drywall, mas tem aplicações em diversos materiais de gesso.

Outros tipos de buchas

Há ainda buchas menos comuns, mas que podem ter papel importante na sua casa: abertas com mola são boas opções para objetos suspensos em forros; com gancho, para pendurar elementos mais pesados; e as específicas para parafusos com cabeças chata ou panela.

A escolha do tipo de bucha dependerá da maneira que utilizar este item cada vez mais importante. Lembre-se sempre de verificar em qual material irá inserir o utensílio de plástico, qual será sua finalidade e, se precisar, a carga máxima que ele suporta. Tenha cuidado se for manusear nas primeiras vezes e siga nossas dicas caso ainda esteja em dúvida.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO