Conheça os principais tipos de brocas para furadeiras

Postado em 26/10/2017 Leia em 4 minutos

Superfícies definem quais brocas serão utilizadas. Veja qual é a melhor para sua necessidade.

Muitas pessoas enfrentam dificuldades no momento de escolher os tipos de brocas adequados para perfurar determinada superfície. Pudera: há diversos modelos no mercado, cada uma com sua especificidade e é importante as conhecer para não causar prejuízos, tanto com a furadeira, como na estrutura em que será feita a perfuração.

Os materiais diversos, como metal, madeira, concreto e outros, estão presentes em várias estruturas e por isso vamos apresentar os tipos de brocas e qual a funcionalidade de cada uma.

Broca: Três pontas

Material: madeira

Geralmente constituídas de aço carbono, este tipo de broca é específico para perfurações em madeiras. Devido a sua composição, ela é resistente ao calor que advém da resina encontrada na madeira. Sua utilização vai desde compensados até os materiais mais macios.

Broca: Aço rápido

Material: metais diversificados

Apresentadas em hastes cilíndricas, em forma de hélice, é utilizada em estruturas metálicas, principalmente superfícies compostas de ferro. Podem ser revestidas de titânio, aumentando sua capacidade de perfuração em metais sólidos como o aço. Seu corte pode estar alinhado à direita ou esquerda, trazendo dois modelos diferentes para essa broca.

Broca: Widea

Material: concreto

Do concreto, passando pela alvenaria até o mármore, este tipo de broca deve ser utilizado com a furadeira em posição martelete (indicado no seu aparelho).  Apresentada em formato de ‘V’, elas não dependem do diâmetro da broca, mas da ponta da ferramenta. Por ‘irem e virem’, diferente de outras brocas, elas ajudam a limpar os resíduos de concreto que podem impedir a perfuração.

Veja também: Tipos de telhas: Conheça quais são os principais e suas características

Broca: SDS

Material: concreto

Da mesma ‘família’ que a wídea, a broca SDS apresenta-se em Plus e Max. Sua principal vantagem é a estabilidade, evitando o deslizamento e aumentando a segurança do profissional que a utilizar. A SDS-Plus é feita para martelos de classe até 4kg, enquanto a SDS-Max é para martelos superiores a este peso.

Broca: Serpentina

Material: madeira

Este tipo de broca espiral faz um trabalho parecido com a de três pontas, mas é recomendada principalmente para fazer perfurações em madeiras úmidas. Também otimiza o escoamento dos cavacos.

Broca: Chata

Material: madeira

Também utilizada para fazer perfurações em fibras, este tipo de broca é ideal para furos maiores em superfícies de madeira. São mais rápidas e apresentam uma ponta ao final de uma superfície plana, sendo fáceis de distinguir. Quanto mais denso e grosso for o material, mais útil será este tipo de broca.

Veja também: Conheça os principais tipos de cimento e suas aplicações

Broca: Serra Copo

Material: diversos

É o principal recurso para fazer grandes buracos. É composta de uma coroa dentada fixada a um pino central e, devido aos seus variados modelos, pode ser utilizada em diversas superfícies, como madeira, alvenaria e metal.

Broca: Vidro

Material: vidro

Apresentam-se através de brocas de diamante com ponta arredondada, específicas para furos de até 1,2 cm de diâmetro; e ocas, para furos superiores a essa medida. Devem ser manuseadas com cautela, devido a fragilidade do vidro.

Saiba como utilizar as brocas

Conhecendo os tipos e superfícies a serem perfuradas, você poderá escolher a broca correta para fazer sua construção e/ou manutenção. Lembre-se sempre de utilizar luvas e óculos de proteção, e nunca faça a substituição de uma broca para outra enquanto a furadeira estiver ligada na tomada.

Se não tem experiência, comece com brocas menores e, com o tempo, veja como o trabalho se tornará automático. Assim, de mero entusiasta, você passará a ser um conhecedor assíduo dos tipos de brocas.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO