Bloco de concreto celular: Tudo que você precisa saber

Postado em 26/12/2017 Leia em 3 minutos

O bloco de concreto celular é um material que está crescendo na indústria brasileira. Suas inúmeras vantagens o torna uma alternativa muito atraente em comparação ao tradicional possibilitando uma maior velocidade a um menor custo.

Vamos entender suas vantagens?

O que é?

O bloco de concreto celular pode variar de acordo com a indústria. Porém, o básico é uma mistura de água, cimento, cal e alumínio em pó. Essa mistura, fornece uma propriedade aerosa para o bloco, o que permite um ótimo isolamento acústico.

Outra característica dessa mistura é o baixo teor de condutibilidade térmica, fazendo com que a variação de temperatura em ambientes com esse tipo de material seja mais controlada.

A leveza

A densidade desse tipo de objeto pode chegar a ser 60% menor do que de blocos de concreto tradicionais. O bloco de concreto celular possui densidade de 600 kg/m³, já nos convencionais esse número chega a 1400 kg/m³.

Contudo, apesar da leveza, o bloco possui ainda uma boa característica de resistência, chegando a 2,5 MPa.

Você pode gostar: Blocos Cerâmicos: Atenção com a excessiva absorção de água

A versatilidade

O bloco de concreto celular também possui uma versatilidade muito grande, podendo facilmente se adequar o tamanho de cada peça. É possível facilmente cortar o material usando um serrote.

A alta produtividade

Essas duas vantagens desse material combinam para garantir uma alta produtividade durante a construção. Por conta da menor densidade, fica mais fácil a locomoção e um menor número de viagens.

Veja também: Concreto inflável: Conheça essa prática inovadora da construção civil

Durante o processo de construção em si o baixo peso ajuda em um ganho de velocidade, visto que é gasto menos tempo no manuseio e no assentamento dos blocos. Esse ganho de velocidade pode chegar a ser até três vezes maior do que com blocos tradicionais.

Já a versatilidade, assegura que não seria preciso fazer uma nova mistura caso precise encaixar em um espaço com dimensões diferentes. Basta apenas serrar o bloco para o tamanho necessário.

Em alguns casos, o bloco possui um aspecto tão uniforme que muitas vezes não é necessário o uso do reboco, apenas uma massa corrida.

O menor peso da obra

Ao somar cada peso individual de cada um dos blocos, temos no final uma obra mais leve do que normalmente. Essa leveza no peso total da construção poupa tempo e recursos, visto que pode haver uma economia na fundação e na estrutura geral.

A grande vida útil

Por serem objetos quimicamente estáveis, se bem conservados e armazenados em condições ideais, um bloco de concreto celular pode chegar a ter uma vida útil de 100 anos, garantindo a qualidade da obra por um bom tempo.

Essa mistura é resistente à umidade, fungos e agentes químicos, além de ter uma grande resistência ao fogo, especialmente em comparação com os mais tradicionais. Por conta disso, pode ser utilizado de maneira muito eficiente em paredes corta-fogo.

Como podemos ver o bloco de concreto celular possui muitas características naturais que o tornam extremamente leve e versátil. O seu uso correto em pontos específicos podem levar a uma grande economia de tempo e, principalmente, dinheiro.

Curso de Pedreiro Completo (Assentador + Azulejista)

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO