Concreto inflável: Conheça essa prática inovadora da construção civil

Postado em 31/08/2017 Leia em 4 minutos

O ramo da construção civil é um dos que mais cresce no país e no mundo. Isso porque, a cada dia que passa, mais e mais casas, prédios e estabelecimentos comerciais são construídos. No entanto, mesmo com esse aumento crescente o setor até pouco tempo ainda era considerado um pouco ultrapassado, uma vez que se utilizavam sempre os mesmos recursos e materiais para as construções.

Esse pensamento tem mudado nos últimos tempos, pois a área da tecnologia tem investido bastante no ramo da construção civil, apresentando novas ideias para as construções, tanto de materiais quanto de técnicas, de modo a tornar a construção ainda mais rápida, prática, eficiente e com um menor custo – o que é um dos fatores mais importantes.

Diante dessas novidades que têm surgido para a construção civil o concreto inflável é uma solução que tem se mostrado muito interessante, facilitando todo o processo e reduzindo os custos. A novidade surgiu no início de 2017, apresentado pela Universidade TU Wien, localizada na Áustria. 

Concreto Inflável x Concreto Tradicional

Como todo mundo sabe o concreto tradicional já é um material utilizado há muito tempo nas construções, e por sua tamanha eficácia tende a permanecer por muito tempo ainda. No entanto, ele é muito útil para construções retas, seja na horizontal ou na vertical. Contudo, para construções com forma arredondada ele ainda deixa um tanto a desejar, uma vez que se é necessário muita mão de obra para conseguir formas de cúpula.

Veja também: A calçada de plástico que colhe energia do sol

Dessa forma, o concreto inflável vem para solucionar esse problema, tornando as construções arredondadas muito mais práticas. A princípio a técnica pode até parecer bastante complicada, mas é bem simples e completamente eficaz; funcionando muito bem, deixando os construtores satisfeitos.

Como funciona o concreto inflável?

O novo processo do concreto inflável é chamado de Formação Pneumática de Concreto Endurecido (PFHC), e se resume basicamente em inflar uma espécie de almofada de ar, por baixo da estrutura plana, deixando-a então, com a forma arredondada.

Para começar, são instaladas, em uma determinada superfície plana, diversas placas de concreto em forma de cunha. O segundo passo é esperar o concreto curar por completo, para que em seguida, se coloque uma espécie de almofada de ar por baixo dessa estrutura. Feito isso, essa almofada é inflada, enquanto os tendões de pós-tensionamento criam uma tensão em toda a superfície, evitando que a laje deslize durante esse processo.

Você pode gostar: Tecnologia transforma resíduos de cana em areia

Dessa forma, o resultado que se tem é uma estrutura que antes era plana se transformando em uma espécie de concha. O processo pode até parecer complicado, mas é extremamente simples e vem para ajudar (e muito) os construtores. Isso porque a utilização do concreto inflável reduz o uso de mão de obra, demora menos tempo para ficar pronto, e, assim, faz com que a construção se torne muito mais viável economicamente, pois reduz de maneira significativa os gastos.

Conclusão

De início, o concreto inflável começou a ser usado apenas para pequenas estruturas, mas hoje, por meio dos estudos e pesquisas, já é possível utilizá-lo em grandes construções, uma vez que se mostrou completamente útil e eficaz.

Quando o mercado da construção civil te desafiar, mostre que você é capacitado!

Quer manter-se atualizado sobre inovações e boas práticas na construção civil? Acesse o link abaixo e confira os cursos em destaque.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO