Tijolo Ecológico: Saiba as vantagens e desvantagens

Postado em 19/10/2022 Leia em 3 minutos

 

O tijolo é um dos elementos primordiais para uma construção e, pensando nos resíduos que são lançados na natureza pelos materiais usados na construção civil, foi criado o tijolo ecológico como forma de economia e sustentabilidade. Apesar de ser uma ótima escolha para quem deseja uma construção barata e sustentável, essa técnica é alvo de muitas discussões. 

Vantagens do Tijolo Ecológico 

O uso dos tijolos ecológicos traz algumas vantagens, como: 

Facilidade 

Como os tijolos ecológicos possuem buracos no centro, facilita a passagem de tubulações da parte elétrica e hidráulica, evitando todo quebra-quebra, o que gera menos entulho na obra e facilita a manutenção da infraestrutura. 

Isolamento Acústico e Térmico

Os furos do tijolo ecológico criam bolsões de ar, o que ajuda no isolamento acústico e térmico do ambiente.

Durabilidade 

Os tijolos ecológicos são mais resistentes do que os convencionais, quebrando menos durante a execução da obra. Isso gera economia financeira e reduz os resíduos gerados.

Estilo

O estilo rústico das estruturas feitas com tijolos ecológicos agrega ao ambiente a sensação de acolhimento e conforto. Ainda é possível envernizar ou pintar, mantendo a textura rústica e alterando o acabamento do material.

Sustentabilidade

O tijolo ecológico é prensado enquanto o convencional é queimado no fogo. Esse processo acaba liberando CO2 na atmosfera, o que contribui para o efeito estufa. A menor perda por quebra dos blocos durante a obra também reduz os rejeitos produzidos.

 

Desvantagens do tijolo ecológico

Assim como todo material utilizado na construção tem vantagens e desvantagens, com o tijolo ecológico não seria diferente:

Necessidade de mão de obra qualificada 

Para instalação, é necessária uma mão de obra qualificada. É necessário um projeto estrutural já definido, a técnica correta para realizar o assentamento e o visual da construção, já que os tijolos podem ser usados para o acabamento e/ou estrutura. Pelo fato da maior parte das construções utilizarem o tijolo convencional, não é uma tarefa fácil encontrar profissionais capacitados para executar este tipo de serviço com qualidade.

Menor Suporte de Carga

Quando utilizado de forma estrutural, a aplicação do concreto é feita somente no furo do tijolo ecológico, por isso, a fixação de algo pesado ou múltiplos andares deve ser considerada no projeto pelo arquiteto e engenheiro.

Absorção de Umidade 

O tijolo ecológico absorve mais umidade que o convencional, por isso quando exposto, é necessário a impermeabilização para evitar infiltrações. 

Maior Espessura

Na maioria dos formatos utilizados, a espessura do tijolo ecológico varia de 4 a 5 cm a mais que o tradicional, o que pode diminuir a área útil da construção.

 

Conclusão 

A escolha de qual tipo de tijolo ideal para sua obra depende da sua finalidade. É importante pesquisar se na sua religião existe mão de obra capacitada e empresas que fornecem esse tipo de material, para evitar problemas futuros. O instituto da Construção busca cada vez mais aprimorar seus conhecimentos sobre o que há de novo no mercado, buscando formar profissionais cada vez mais antenados para o mercado de trabalho.  

 Confira nosso post: Tijolos Ecológicos: Aluna do Instituto da Construção firma parceria com professor. 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO