Saiba quais são os principais tipos de lixas e suas aplicações

Postado em 02/11/2017 Leia em 4 minutos

Na hora de construir ou reformar, para ter aquele acabamento impecável, pode-se lançar mão de um material muito utilizado: as lixas! Existem todos os tipos e tamanhos, justamente para atender cada tipo de necessidade. Por definição, a lixa é um papel com superfície abrasiva muito usada para polir madeiras, metais e outros materiais. Ou seja, a lixa é a responsável por dar aquele toque profissional nos acabamentos.

Uma das dicas que os especialistas mais gostam de reforçar é: para garantir um bom acabamento, o ideal é iniciar a lixação com a lixa mais grossa e usar a lixa mais fina na sequência. Lembrando que, quanto mais alto o número de grãos, mais fina será a lixa. Depois da lixação, não se esqueça de limpar a superfície antes de qualquer processo (pintura, por exemplo). Além disso, é preciso que você atente para a utilização de proteções (como óculos, máscaras e luvas) na hora de lixar materiais como paredes, madeiras e metais.

Você pode gostar: Qual é o salário de um pintor?

Há quem pense que as lixas são todas iguais, mas isso é um tremendo engano. Ao utilizar a lixa errada, além de não alcançar o resultado esperado, você ainda corre sério risco de danificar e riscar seu objeto ou superfície. Quer saber mais sobre os tipos de lixas e suas indicações de aplicação? Leia abaixo o conteúdo que preparamos para você.

Numeração das Lixas

Granulação vai de 16 a 3000 e varia conforme o tipo de lixa e a sua utilização (como explicaremos abaixo). Importante lembrar que, quanto maior o número, mais fina e delicada ela é. A lógica é a seguinte: quanto mais grânulos, mais finos eles serão, e quanto menos grânulos maiores eles serão.

Lixa d’água

Como o próprio nome sugere, é usada molhada com água, querosene, ou gasolina. Muito utilizada para acabamentos finos, como gesso, resina e massa corrida. Ela remove os restos dos objetos lixados e vai, ao mesmo tempo, limpando as impurezas oriundas do processo. As lixas d’água precisam ser lavadas e colocadas para secar após o uso. Isso ajuda a prolongar a vida útil da lixa. (Granulação: 80 a 2000).

Lixa para massa

Geralmente na cor vermelha, é indicada para o nivelamento de superfícies de alvenaria, massas, gesso e pinturas em geral. Anula imperfeições e ajuda no preparo de paredes para o recebimento de tintas. É muito usada para o lixamento de rebocos, argamassas, massa corrida e gesso (Granulação: 60 a 220).

Lixa ferro

Utilizada em atividades mais pesadas, como superfícies metálicas para fazer acabamentos e nivelar superfícies. Essa lixa tem a parte posterior feita de tecido porque apresenta uma resistência mais alta. Imprescindível na retirada de tintas, sua utilização pode ser combinada com máquinas de lixamentos e funilarias (Granulação: 36 a 220).

Lixa madeira

Como o nome já diz, é usada especificamente para madeira. Esta lixa é utilizada seca e em madeiras de diferentes densidades. Elimina as fracas e melhora o acabamento antes do recebimento da pintura.  A lixação deve ser feita sempre no sentido dos veios da madeira para que não haja ranhuras (Granulação: 36 a 320).

Veja também: Vai envernizar madeiras? Confira esse passo a passo

Conclusão

Seja para acabamentos em materiais ferrosos, alvenarias ou madeiras, é muito importante utilizar o tipo de lixa correto na hora de executar pinturas ou repinturas. Lembre-se também que o processo de lixamento pode ser realizado manual ou através do uso de uma lixadeira.

Por isso saiba identificar em qual situação utilizar os tipos corretos de lixas e seus recursos, e obtenha uma melhor acabamento na execução ou reforma de sua obra.

Quer se especializar mais no assunto e tornar-se um pintor profissional? Então conheça o curso de pintor de obras do Instituto da Construção e aprenda com os melhores especialistas do mercado.
Essa é uma grande oportunidade de conseguir um diferencial no mercado de trabalho.

Curso de Pintor de Obras + Gesso Acartonado no Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO