Qual é o salário de um pintor?

Postado em 09/05/2017 Leia em 4 minutos

Profissionais bem qualificados e que atendem padrões de segurança tem altos rendimentos

Os pintores são profissionais fundamentais dentro do ramo da construção civil. Eles são incumbidos de dar o retoque final às paredes, portas e janelas das obras, deixando os ambientes coloridos, agradáveis e mais protegidos da ação do tempo e das variações de temperatura. Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre o mercado de trabalho e o salário de um pintor.

No entanto, embora pintar pareça não ser uma tarefa difícil, é exigida grande qualificação do pintor profissional, além de uma série de equipamentos específicos para diferentes tipos de pintura. Os pintores precisam ter cursos, experiência e competência para serem contratados ou trabalhar como anônimos obtendo êxito. Vale lembrar que profissionais qualificados estão escassos no mercado, e os poucos que estão à disposição nunca ficam sem serviço. Todos estes fatores influenciam sobre o salário de um pintor.

Mercado de trabalho para pintores

Um pintor pode trabalhar como autônomo, ou ser contratado por alguma empresa. Ao trabalhar para uma empresa, ele poderá receber um salário fixo mensal, mais eventuais bonificações por horas extras ou outros serviços especiais prestados. Isso confere grande estabilidade na profissão, e permite que o pintor desempenhe trabalhos fixos em obras para a empresa de construção civil que o contrata.

No entanto, se o pintor é bem qualificado, com cursos, trabalha com segurança e já possui prestígio na região, ele pode tentar trabalhar como autônomo e ser seu próprio patrão. Isto permite que ele cobre o quanto quiser por cada obra e pode oferecer um retorno financeiro maior; contudo, ele depende da demanda de serviços. Se eventualmente a demanda for baixa, ele terá de administrar os recursos para não ter dificuldades financeiras.

Segurança no trabalho

Pintores podem fazer seu trabalho na segurança do solo, ou suspensos por cordas a dezenas de metros de altura em prédios e outras edificações. Para todos os casos, o pintor deve trabalhar com segurança, até mesmo porque seu material de trabalho – a tinta – é tóxica para o ser humano e deve ser manuseada com todos os cuidados e equipamentos de proteção individual (EPI’s) possíveis.

Qualificação profissional

O pintor que quiser se qualificar e fazer parte do seleto grupo de pintores profissionais especializados, pode fazer cursos em instituições para conseguir trabalhar com os mais variados tipos de obra, tintas, pincéis e outras. Quanto mais um pintor estudar sobre as possibilidades de seu trabalho, há mais chances de que ele consiga realizar serviços diferenciados e assim obter um ganho financeiro maior. O Instituto da Construção oferece cursos completos de qualificação profissional para pintores.

Veja também: [Depoimento] Curso de Pintor de Obras – Paulo Cesar

Média salarial

O salário de um pintor que trabalhe contratado por empresas costuma girar entre um salário mínimo e R$ 3.500,00 de acordo com o trabalho que realiza e sua capacitação profissional. Os pintores autônomos, que já possuam um cadastro razoável de clientes regulares, conseguem rendimentos de até R$ 5.000,00.

Conclusão

No mercado da construção civil, o salário de um pintor profissional pode variara de acordo com seu modelo de negócio, o lugar onde está instalado, sua qualificação profissional e as variáveis de seu trabalho. Para não ficar atrasado em relação à concorrência, é importante sempre se capacitar em instituições de ensino que ofereçam conteúdos modernos, aulas práticas, teóricas e um certificado de conclusão.

Quer tornar-se um pintor de sucesso? Então garanta já sua matrícula no curso de Pintor de Obras do Instituto da Construção.

Curso de Pintor de Obras + Gesso Acartonado no Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO