Porcelanato líquido: Como fazer a limpeza correta

Postado em 19/10/2022 Leia em 3 minutos

O Revestimento Autonivelante Epóxi ou Porcelanato Líquido como é conhecida popularmente, é utilizado por quem deseja um ambiente bonito e sofisticado. Este é um material com grande resistência física e química, além de não possuir juntas ou rejunte, o que facilita o processo de limpeza e higienização dos ambientes. Entretanto, para manter a beleza e o brilho do porcelanato líquido sempre impecável, são necessários alguns cuidados especiais na sua manutenção. 

Como fazer a limpeza adequada

O porcelanato líquido solicita que sua manutenção seja periódica para evitar manchas e perda do brilho. Apesar da resistência física e química, este é um revestimento com baixa resistência à abrasão, desta forma é recomendado que não se utilize acessórios abrasivos em cima da resina para evitar arranhões.

Passo a Passo da limpeza do Porcelanato Líquido

  • Utilizando uma vassoura de cerdas macias, retire as sujeiras maiores.
  • Utilize um Mop ou um pano umedecido com água e sabão neutro para retirar o restante da poeira.
  • Utilize novamente o Mop ou pano umedecido apenas com água para remover o sabão.
  • Segue o piso com um pano de microfibra para evitar manchas.

Dicas para manutenção do piso: 

Para manter a resina em perfeito estado, alguns cuidados devem ser tomados diariamente: 

  • Não arraste os móveis sobre o piso.
  • Cole feltros e antideslizantes nos pés e apoio dos móveis.
  • Não use água quente, alvejantes ou sabão em pó para limpeza do piso.
  • Faça revisões dentro do prazo recomendado pelo instalador.
  • Caso o piso trinque, isole o ponto danificado, e solicite a visita de um instalador.

Manutenção de riscos e arranhões no Porcelanato Líquido

Com o passar do tempo e uso contínuo, o piso provavelmente apresentará alguns arranhões superficiais. Nesse caso é possível realizar um trabalho de recuperação para que o porcelanato líquido retorne ao estado original.

Apesar da recuperação ser um processo simples, será necessário contratar um profissional capacitado. O trabalho iniciará com o lixamento do piso, removendo e nivelando as imperfeições e depois com o polimento, retornando o brilho à superfície. Ao final ainda é possível utilizar cera de carnaúba para aumentar a proteção aos arranhões, mas tome cuidado pois esse produto deixa o piso escorregadio.

_ _

Por ser resistente, não precisar de quebra-quebra e ter uma manutenção muito simples, o porcelanato líquido é um investimento vantajoso. Então, se você quer dominar a técnica de aplicação do porcelanato líquido e faturar alto oferecendo este serviço. Faça o curso de Porcelanato líquido no Instituto da Construção. Nosso método mão-na-massa garante um aprendizado rápido e prático, te ajudando a se tornar um profissional capacitado para o mercado de trabalho. 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO