Porcelanato Líquido, você sabe o que é?

Postado em 13/06/2017 Leia em 3 minutos

Desde que os revestimentos de porcelanato surgiram no mercado da construção civil, se tornaram febre e hoje são bem mais acessíveis, além de estarem disponíveis em uma variedade maior. Um bom exemplo é o porcelanato líquido, que você vai conhecer melhor logo mais.

Esse sucesso não é sem motivo: esse tipo de piso é muito prático em relação à manutenção e à limpeza, além de conferir um ar de sofisticação a qualquer ambiente. Juntando esses fatores ao brilho incrível que ele tem, o resultado é um excelente custo/benefício.

O que é porcelanato líquido?

O porcelanato líquido é um tipo de piso feito com resina, e que ganhou esse nome por ter uma aparência bastante brilhante depois de pronto, lembrando muito o porcelanato convencional. Por isso, na realidade, esse não é um piso de porcelanato verdadeiramente, porque não é cerâmico. A denominação vem mesmo da sua aparência.

Um dos maiores motivos pelos quais o porcelanato líquido virou febre é o fato de que permite uma infinidade de possíveis acabamentos e efeitos. Além disso, ele também pode ter praticamente qualquer cor, desde os tons mais neutros, como o branco, até os mais vibrantes, como o vermelho, por exemplo.

Você já deve ter visto (ao vivo ou em fotos na internet) pisos com desenhos. O porcelanato líquido permite que qualquer um solte a criatividade nesse sentido, porque a resina pode ser tranquilamente aplicada sobre adesivos. Então, se você tiver um gosto mais descontraído para decoração, pode imprimir adesivos em uma boa resolução, colar no chão e fazer o piso transparente por cima.

Como é a aplicação desse revestimento?

Esse tipo de piso pode ser colocado sobre outro já existente. A melhor alternativa é procurar um profissional para fazer a aplicação, pois isso garante um resultado perfeito e muito mais seguro.

O primeiro passo é nivelar toda a superfície que irá receber a resina. Para isso, diferentes técnicas podem ser utilizadas. Uma das alternativas mais comuns é lixar o piso e, depois disso, aplicar um produto para arrematar esse nivelamento.

Após essa etapa a resina pode ser aplicada para conferir o acabamento que caracteriza o porcelanato líquido. O produto pode ser instalado sobre cerâmica, pedras naturais, madeira, azulejo, concreto, cimento queimado e até superfícies metálicas.

Aula Prática – Aplicação de Porcelanato Líquido.

Mas de onde veio essa tendência?

Pisos resinados como esse, chamados também de monolíticos, já eram utilizados há muito tempo em locais que exigiam um pavimento mais resistente, como indústrias, hospitais e grandes corporações, por exemplo. O fato de não acumularem sujeira era mais um motivo para que o uso fosse frequente nesse tipo de ambiente.

A única verdadeira mudança é que o uso desse piso começou a ser incentivado também em residências, pois os fabricantes perceberam que ele tinha potencial para isso. Por consequência, há grande demanda de mão-de-obra especializada na aplicação da resina, sendo essa uma excelente oportunidade de negócio!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO