6 equipamentos de segurança que você não pode esquecer

Postado em 03/06/2022 Leia em 4 minutos

foto com fundo branco mostrando uma placa de quantos dias estamos sem acidentes

Um dos assuntos mais importantes em uma uma obra é a segurança. Todos as pessoas envolvidas num canteiro de obras precisam obedecer as regras e normas, como as NR18, NR10 e a NR35, garantindo que todos cheguem vivos e inteiros no fim do expediente.

Trouxemos nesse post os principais equipamentos de segurança que você deverá utilizar em toda sua jornada de trabalho. Vamos nessa?

Capacete de Segurança

O capacete de segurança é um equipamento de proteção individual indispensável na hora de se trabalhar na obra. Sua função é bem obvia: evitar lesões no trabalhador em situações de quedas de materiais,  batidas, e a depender do modelo, contra choques elétricos.

É importante lembrar que o mau uso do equipamento pode resultar em defeitos do EPI. Caso armazenado de maneira incorreta, resultará em rachaduras ou quebras, tornando-o inutilizável.

Se você quer saber mais sobre qual a cor de capacete utilizar em uma obra.

Leia mais em: Significados das cores dos capacetes na construção civil

Luvas de Proteção

O uso de luvas de proteção nos canteiros de obras é um EPI obrigatório para muitas atividades.  Sua função é proteger as mãos dos profissionais da construção civil, contra riscos biológicos, químicos, mecânicos e agentes cortantes.

Como existem várias opções de modelos diferentes no mercado. Recomenda-se o uso específico para cada atividade que será executada. É importante sempre consultar a validade de produto na hora da escolha e se atentar se o item tem O certificado de aprovação (CA) e do Ministério do trabalho e Emprego (MTE), para assegurar sua eficácia.

Óculos de Segurança

A sua principal função é a proteção dos olhos contra possíveis machucados provenientes de materiais com os quais o profissional trabalhará, como: fagulhas, areia, entre outros. Além de serem à prova de poeira, também protegem contra partículas voadoras durante as demolições.

Protetor Auricular

Os protetores auriculares são utilizados em diversas situações onde o nível de ruído está acima da tolerância permitida, com diferentes tipos de redução em decibel. Para utilização desse EPI, é necessário um certificado de aprovação para garantir a qualidade do produto e a preservação da saúde auditiva nos locais de trabalho.

Botas de Segurança

Para se conseguir um ambiente de trabalho seguro, as botas são EPIs obrigatório para todos os profissionais que trabalharão em uma obra. Seja para a proteção caso um profissional pise em pregos, pedaços de madeira, ferro e outros materiais pontiagudos que trazem um grande perigo, pois ao caírem no chão, pode ser difícil identificá-los.

Cinto de Segurança

O cinto de segurança é um EPI obrigatório para a segurança dos profissionais que realizam trabalhos a um nível superior a dois metros do chão correndo risco de queda. É importante avaliar na hora da escolha do cinto, o peso do trabalhador, o conforto, o fator de segurança que ele garante e principalmente se ele vem com selo de aprovação emitido pelo Ministério do trabalho e Emprego (MTE). Além dos EPIs, o profissional que trabalhará em altura precisará ter a capacitação e certificação válida da NR35.

_

Para que se possa usar a plaquinha: “Estamos sem acidentes há tantos dias” é necessário que todos os profissionais sigam corretamente a utilização dos EPIs de maneira correta, principalmente se atentando no pós uso, para que seus equipamentos se mantenham sempre em perfeito estado, e a obra ocorra com segurança.

Agora que você já conhece os equipamentos, trabalhe com segurança!

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO