Significados das cores dos capacetes na construção civil

Postado em 30/03/2017 Leia em 3 minutos

Quando entramos em uma obra, nota-se que todas as pessoas que circulam por ali usam equipamentos de proteção individual, o EPI. Um fator interessante, que as vezes passa despercebido, são as cores dos capacetes na construção civil.

Com tantas profissionais trabalhando, um entra e sai sem parar, é preciso estabelecer algumas normas para organizar e controlar esse fluxo de maneira mais fácil e efetiva, e uma dessas formas é a definição das cores dos capacetes, de acordo com a posição, ou função da pessoa dentro da obra.

Ficou curioso para saber mais sobre isso? Então veja abaixo, o que cada uma das cores significa ↓

Entendendo as necessidades da obra

Existe uma norma regulamentadora que é responsável pela normatização do uso dos Equipamentos de Proteção Individual, ela considera como EPI, todos os dispositivos ou produtos de uso individual que são utilizados para a proteção do trabalhador dentro da obra.

Para garantir essa proteção do trabalhador e diminuir os riscos de acidentes, o capacete é considerado um EPI obrigatório dentro de qualquer obra, e sempre será exigido nas seguintes circunstâncias:

  1. Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais;
  2. Durante a implantação das medidas de proteção coletiva;
  3. No atendimento de situações de emergência.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o assunto, vamos saber sobre as cores dos capacetes.

Significado das cores dos capacetes na construção civil

Já sabemos que as cores dos capacetes estão diretamente relacionadas às funções que cada pessoa exerce dentro da obra, existe uma norma regulamentadora padronizada pela CIPA para as cores dos capacetes na construção civil, porém, ainda não existe um padrão definido oficialmente, e as cores são definidas pela empresa que executa a obra.

Mas ao longo dos anos, um padrão em comum foi se estabelecendo dentro das obras, afinal, com a identificação da cor do capacete, é possível reconhecer a função do trabalhador de longe, o que facilita muito o controle e a segurança da obra.

Veremos a seguir, o padrão mais utilizado atualmente pelas empresas:

Capacete Amarelo
amarelo

Visitantes

Capacete Branco ou Cinza
branco

→ Engenheiros

→ Estagiários

→ Técnicos

→ Mestre de Obras

→ Encarregados

Capacete verde

verde

→ Serventes

→ Operários

→ Armadores

Capacete Azul
azul

→ Pedreiros

Capacete Vermelho
vermelho

→ Bombeiros

→ Carpinteiros de Forma

Capacete Laranja
laranja

→ Eletricistas

Capacete Marrom
marrom

→ Carpinteiros

→ Visitantes

Capacete Preto
preto

→ Operador de máquinas

→ Técnico em segurança do trabalho

Conclusões

Agora que você conhece um pouco mais sobre as cores dos capacetes na construção civil, não se esqueça que este não é um padrão oficial, e sim o considerado mais comum nas obras hoje em dia. O importante é manter a organização e a segurança da obra, evitando acidentes e o fluxo de pessoas não autorizadas em áreas restritas.

Existem muitos cursos de qualificação profissional que tratam de normas de segurança com mais atenção, um bom exemplo é o Curso de Eletricista Residencial + NR10, que além de ensinar na prática todas as situações que o trabalhador vai vivenciar na obra, também trata da norma regulamentadora NR10.

Se você quer conhecer mais cursos de qualificação profissional que ensinam desde a prática, até as regras de segurança em uma obra, confira os Cursos do Instituto da Construção, é uma grande oportunidade de crescimento profissional.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO