Vistoria de obras: O que é e qual sua importância?

Postado em 20/12/2017 Leia em 3 minutos

A vistoria de obras é uma prática preventiva indispensável na execução de obras, e deve ser realizada desde o início das mesmas, periodicamente, para que possam ser detectados, identificados e resolvidos previamente, problemas que possam comprometer a conclusão e entrega da obra com sucesso e no prazo, dentro dos termos e parâmetros previstos e acordados.

Realizar a vistoria de obras é fundamental para proteger juridicamente as construtoras e/ou imobiliárias, permitir que problemas e defeitos sejam solucionados antes que se tornem maiores e garantir que a entrega final ocorra dentro do que foi prometido no início.

Por quem é realizada?

A realização da vistoria de obras deve ser feita, obrigatoriamente, por um arquiteto ou engenheiro civil, habilitado pelo CREA.

Esses profissionais têm o olhar técnico e treinado para identificar possíveis problemas, por exemplo: desnivelamento de pisos, janelas e portas, caimento incorreto nos ralos, entre outros.

Como é realizada?

Primeiramente deve ser feito o planejamento da obra, propondo metas e meios de alcançar o sucesso final.

Veja também: Engenharia Civil: O conhecimento prático pode ser o seu diferencial

Feito o planejamento, o gestor da vistoria de obras – arquiteto ou engenheiro civil, conforme mencionado anteriormente – comparece semanalmente ou mensalmente no local. É feita por ele, uma análise minuciosa do andamento da obra.

Tiram-se medidas, analisa-se a temperatura, possíveis fissuras, presença de ruídos que possam indicar comprometimento da segurança da construção, verificando se o que foi proposto no início está sendo executado de forma correta, conforme o planejado.

A cada vistoria, é elaborado para controle, um laudo técnico, contendo fotos – que são importantes por atribuírem ao laudo a comprovação de que as informações constatadas nele são, de fato, verídicas.

Quando uma vistoria de obras é realizada, devem ser analisados diversos pontos fundamentais no local, para que a obra transcorra com sucesso, entre eles:

• Sistema Estrutural

Verificar se as medidas de janelas, portas e rodapés conferem com as que foram apontadas na planta – com o limite de 5 centímetros para mais ou menos -, se todas as fechaduras funcionam, se a metragem quadrada também condiz com o que foi prometido na planta, etc;

• Sistema Elétrico

Verificar se a instalação da fiação foi feita de forma correta, se está funcionando perfeitamente, se não existem fios mal instalados, se o número de tomadas distribuídas pelos cômodos realmente atenderá as necessidades dos compradores, etc;

• Sistema Hidráulico

Verificar os locais de vazão de água, de canalização e escoamento do esgoto, banheiro, se existem vazamentos, defeitos, etc;

Você pode gostar: Mestre de Obras: Quais as funções do profissional que atua nessa área?

Todos esses sistemas devem ser verificados cuidadosamente, a fim de evitar surpresas desagradáveis após a finalização das obras.

Conclusão

A vistoria de obras é, de fato, umas das partes mais importantes envolvidas no ato da construção em si.

É com o auxílio dela que é possível identificar a situação de conservação do imóvel (em imóveis mais antigos), se a entrega do imóvel está sendo feita de acordo com o que foi combinado no ato da compra (em imóveis novos, adquiridos na planta, por exemplo).

Por isso é fundamental sempre buscar profissionais qualificados, para que o resultado seja o melhor, e satisfaça suas expectativas.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO