Vai usar a furadeira? Saiba como detectar encanamentos e fiações, e evite acidentes

Postado em 24/10/2017 Leia em 4 minutos

Seis dicas para evitar contratempos na hora de utilizar a furadeira.

Chegou a hora fixar aquele quadro na parede, de fazer uma reforma ou instalar algo com suporte. Você vai usar furadeira, mas há um problema: como não atingir fiações e encanamentos que estão escondidos atrás da parede?

Bem, essa é uma dúvida muito comum para aqueles que manuseiam este utensílio, mas felizmente há soluções para que nada saia errado e nem cause um acidente de maior gravidade. Abaixo, listamos seis dicas para descomplicar o processo na hora de utilizar uma furadeira. Confira:

#1 Desligue o registro de água e o contador elétrico

Antes de tomar qualquer atitude, feche o registro e desligue a luz da sua casa. Isso evita dois contratempos: caso você fure um encanamento, ele pode alagar sua casa (e causar lesões dependendo da pressão da água); e não receberá correntes elétricas que podem causar acidentes muito sérios.

Veja também: Passo a passo: Como colocar papel de parede

#2 Evite perfurações próximas a locais com corrente de água

Se você vai usar a furadeira e não tem noção de onde estão os canos, tenha em mente que eles estarão dispostos na horizontal ou vertical. Assim, não faça buracos onde começa o cano da pia ou do registro seja para os lados, ou para cima/baixo. Sempre procure manter uma distância razoável do início do encanamento, dando um espaço de ao menos 20 centímetros.

#3 Fique de olho nas tomadas

A fiação elétrica segue um padrão parecido com o dos encanamentos: horizontal ou vertical. Contudo, elas ‘quebram’ antes de chegarem ao teto na maioria das casas. Então, a dica é utilizar cerca de 30 centímetros para cima/baixo e direita/esquerda sem se aproximar do teto e do chão. É imprescindível que você utilize luvas e botas de borracha para evitar acidentes elétricos.

#4 Equipamentos eletrônicos podem te auxiliar

A medida com mais precisão que você encontrará antes de usar a furadeira são detectores de materiais que vão fazer um ‘raio-X’ do que há atrás da parede. Os preços variam, mas é possível encontrar os modelos mais baratos a partir de R$ 65,00 podendo ultrapassar os R$ 600,00. Eles têm precisão principalmente para demonstrar fios que muitas vezes estão escondidos.

Veja também: Parede em Drywall: Confira o passo a passo para instalação

#5 A planta da casa pode auxiliar

Se você tiver a disponibilidade da planta da sua casa, verá toda a sequência de fios e encanamentos antes de usar a furadeira. Elas mostrarão como estão dispostos. Caso não consiga entender a planta da sua casa, peça ajuda a um engenheiro, arquiteto ou até mesmo um pedreiro da sua confiança.

Se morar em condomínios, prédios ou qualquer outro conjunto residencial, pergunte para os responsáveis pelos serviços técnicos. Eles podem te auxiliar sobre como estão dispostos os encanamentos e fiações.

#6 Contrate profissionais para executar a obra

Muitas vezes o problema não consegue ser resolvido com simples atitudes. Por isso é importante que, caso você tenha alguma dúvida sobre o processo ou está receoso de poder se machucar durante a perfuração da parede, contrate especialistas que trabalhem com vazamentos ou assistentes elétricos.

Se sua residência contém tubulações de gás, esta medida se faz ainda mais necessária devido ao potencial perigo de furar um encanamento a gás.

O importante é sempre a segurança. Por isso, trabalhe com calma e não faça furos muito profundos de uma vez só. Seguindo nossas dicas, é possível realizar sua obra da maneira mais segura e eficiente possível.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO