Tipos de telhas: Conheça quais são os principais e suas caracteristicas

Postado em 13/10/2017 Leia em 4 minutos

Variadas formas, tamanhos e cores, telhas podem dar um toque arquitetônico especial na sua casa. Confira as principais.

Há vários tipos de telhas disponíveis no mercado e saber qual é a mais adequada ao projeto da sua casa – e ao seu gosto – pode transformar o telhado em mais que uma simples cobertura da casa: contribuirá para a beleza do imóvel.

As características presentes nos diversificados tipos de telha variam de acordo com inúmeros fatores, como preço, formato e inclinação do telhado – estes já discriminados pelos fabricantes do material. Abaixo você pode conferir qual telha está mais de acordo com você e sua casa.

Cerâmica

O mais comum tipo de telha presente no nosso país. É produzida a partir do barro nas olarias. Elas são pesadas, por isso necessitam de estrutura que aguente seu peso. Podem apresentar diferentes formatos, sendo as mais comuns a francesa, romana, colonial e paulista. Ajudam como isolantes térmicas, mantendo a temperatura da residência mais amena. Podem ser revestidas sinteticamente com resina ou esmalte, aumentando sua durabilidade.

Recomendado para: construções com estilo ‘retro’ e casas feitas com baixo orçamento.

Fibrocimento

Dos vários tipos de telhas, esta é a queridinha de grandes espaços, como galpões, mas é largamente utilizado em residência. Seu custo é o menor do mercado, mas sua resistência e durabilidade deixam a desejar em relação a outros tipos de telhas. Apresentam vários modelos e são uma das principais condutoras de águas da chuva, devido as suas cavidades côncavas.

Recomendado para: construções com pouca inclinação do telhado e casas feitas com baixo orçamento.

Concreto

Uma ótima opção para quem quer decorar sua casa com uma multiplicidade de cores. Este é um dos mais novos tipos de telhas que chegaram aos consumidores e tem como principal característica a sua impermeabilidade. Seu peso, ponto negativo, é compensado pela capacidade de inclinação mínima de 35%. A limpeza é necessária rotineiramente – sugere-se, ao menos, uma vez por ano.

Recomendado para: amplos telhados com grande inclinação e projetos arquitetônicos que valorizam as cores.

Policarbonato

Quer um teto transparente? Aposte nas telhas de policarbonato. Este material é feito de uma composição química que permite a translucidez – ou seja, a sensação de transparência. Tem na resistência outra qualidade primordial. Também são fabricadas para impedir a passagem de raios solares danosos ao nosso organismo.

Recomendado para: estruturas externas, como garagens, varandas e jardins, aumentando a luminosidade natural do ambiente.

Metálicas

Outro tipo de telha bem comum no Brasil. Geralmente passam pela galvanização (onde se cobre a estrutura com uma camada de zinco, para não oxidar). São estruturas longas, podendo ultrapassar quatro metros de comprimento.

Recomendado para: estruturas de grande porte, como galpões, indústrias e supermercados.

Vidro

Sim, até telhas de vidro estão disponíveis neste amplo mercado. Podem ser conjugadas com telhas de cerâmica, oferecendo a entrada de luz para determinado local da residência, mas podem compor toda a estrutura de cobertura do local. Apresenta resistência média.

Recomendado para: determinados cômodos para a passagem de luz natural, como salas de estar.

Ecológica

Pensar em materiais sustentáveis para a nossa casa é um dos compromissos que as pessoas vêm assumindo dia após dia. E, para aqueles que querem causar o mínimo de dano para a natureza, há as telhas ecológicas, feitas através de fibras naturais que passaram pelo processo de reciclagem. Geralmente, recebem betume e resina, além da coloração artificial.

Recomendado para: residências de porte pequeno.

Conclusão

Importante é saber qual é o melhor modelo para você e sua casa. Com os tipos de telhas apresentados, você já pode começar a pensar qual é a melhor opção para utilizar. Mas, lembre-se: é importante ver se a estrutura e a inclinação da cobertura suportam as telhas do seu agrado. Elas variam de preço, durabilidade, performance e ambientação. Após ter todos os dados, mãos à obra!

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO