Tipos de Alicate: Conheça os principais e suas aplicações

Postado em 15/02/2018 Leia em 4 minutos

Veja quais e para que servem os tipos de alicate.

Alicates são ferramentas importantes nas nossas vidas pelas inúmeras funções que executam.

Elas podem contribuir na construção, manutenção e reparos, mas possuem especificidades de acordo com seu modelo.

Por isso, é importante que as pessoas conheçam os tipos de alicate e qual sua função, permitindo um trabalho mais efetivo e que demande menos tempo.

Conhecendo a importância do tema, nós trouxemos neste artigo os principais tipos de alicates e suas aplicações.

1. Alicate universal

Este modelo é o mais comum encontrado no mercado. Dispõe de funções muito presentes em outros tipos de alicate, fato que o torna o mais utilizado em inúmeros processos: os principais são flexionar e cortar (cabos, por exemplo), agarrar e dar mais força de giro a peças metálicas.

Veja também: Conheça os principais tipos de buchas e suas aplicações

Apresenta-se, geralmente, com uma pinça dentada na parte superior, impedindo que os materiais ‘presos’ pela ferramenta escapem ao forçar/puxar algum objeto.

2. Alicate de corte

Esse utensílio amplamente utilizado serve principalmente para cortar fios de ligas metálicas, como alumínio, aço e cobre.

Possui duas pinças anguladas para dentro, permitindo que esse tipo de alicate seja o segundo mais encontrado em uma caixa de ferramentas.

Você pode gostar: Tipos de Pregos: Conheça os principais e suas aplicações

Se há necessidade de fazer cortes em materiais mais resistentes, opte por esse tipo de alicate.

3. Alicate de eletricista

O nome pode parecer técnico, mas sua função é bem simples: eles apresentam uma precisão de corte em cabos e fios muito maior que a listada acima, de corte.

Seus dentes e pinças finas contribuem para que a parte a ser cortada esteja limitada a uma área pequena, impedindo que se perca comprimento do fio ou cabo.

É uma das mais práticas a serem manuseadas. Mas, atenção: não realize procedimentos elétricos sem os devidos cuidados, como desligar a fonte de energia do local e o uso de luvas.

4. Alicate de pressão

Dos tipos de alicates que temos disponíveis, esta ferramenta é a ideal para fixar, apertar e remover parafusos e tubos metálicos rígidos.

Veja também: Saiba quais são os principais tipos de lixas e suas aplicações

Como o próprio nome sugere, o alicate exerce uma pressão no material ou item escolhido, permitindo maximizar a força do operador no momento de fazer reparos ou da própria construção.

Também é uma ferramenta bem comum de ser encontrada.

5. Alicate bico de papagaio

Talvez você não conheça esse modelo pelo nome, mas já deve ter visto: é aquele que serve para consertar, principalmente, torneiras e encanamentos, permitindo que o trabalho seja feito sem danificar as peças.

Sua torção permite mais força na hora de realizar serviços hidráulicos e pode contribuir até mesmo para um efetivo aperto de porcas.

6. Alicate desencapador

Esse é um tipo de alicate bem técnico, pois permite que você regule o tamanho do cabo que irá passar por ele, expondo os fios da parte interna sem danificar.

É o melhor produto para desencapar fios e, por mais que seu design pareça de difícil manuseio, pode ser ideal para inúmeros serviços, como instalação de chuveiros e redes de internet.

Um alicate para cada situação

Conhecendo os principais tipos de alicates – há inúmeros outros para funções específicas, como cortar azulejos – você já pode compor sua caixa de ferramentas e ter ainda mais opções no momento de construir ou reformar.

Aqui em nosso site os conteúdos para que você mesmo realize sua obra ficam mais fáceis e dinâmicos.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO