Tendências inovadoras na construção civil para 2022

Postado em 09/05/2022 Leia em 4 minutos

A pandemia do coronavírus provocou graves danos ao setor de construção civil, que vinha de um crescimento animador em 2021, como aponta a Associação brasileira de incorporadoras imobiliárias(ABRAINC). Neste cenário, o que podemos pensar para o futuro da construção civil no período pós pandêmico?

Retomada do crescimento em 2022

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis promoveu um encontro no dia 07/03/2022, onde reuniu especialistas do mercado econômico para debater sobre as expectativas de crescimento do setor de construção civil em 2022, onde foram previstos um crescimento de 2% comparados ao ano de 2021. Dado isso, trouxemos três tendências que prometem ajudar no crescimento da construção civil.

Novidades Tecnológicas para  construção civil

As novas tecnologias oportunizam possibilidades que antes não eram possíveis, o que para a construção civil se tornou um auxílio essencial.

Energia solar na construção civil

A preocupação com a sustentabilidade é um assunto que vem sendo abordado de maneira crescente em todas as áreas do mercado, e não seria diferente na construção civil.

Desde o reaproveitamento de água da chuva até projetos digitais, a energia solar é o que vem ganhando mais destaque.

A energia fotovoltaica gera uma economia de cerca de 90% ao mês quando comparada, por exemplo, com a energia elétrica, que tem, nos últimos anos, aumentado o seu valor.

Isso significa que a instalação dos painéis solares pode ser um grande diferencial para as construtoras, podendo substituir telhas e elementos de fachada em uma nova obra.

Capacete amarelo em cima de uma placa solar

Fonte: Freepik

Veja Também: Curso Instalador de Energia Solar + NR35

 

Realidade aumentada

A palavra central da realidade aumentada na construção civil é a interação entre o real e o virtual. Engenheiros e arquitetos podem projetar a realidade da construção aos modelos que estão nas telas dos computadores.

Assim, cria-se uma interação muito intuitiva a respeito das estruturas e dos ambientes.

Desta forma, as inconformidades geométricas e do progresso da obra podem ser identificadas e corrigidas e o controle das ações se torna mais ponderado e assertivo.

O  interessante é que todos os responsáveis pela obra – engenheiros, arquitetos e mestre de obras – podem ao mesmo tempo e em tempo real observar o andamento da construção.

Para isso eles nem precisam estar em um mesmo local, pois o software dá acesso em qualquer local em que a pessoa esteja, basta ter o programa adequado no computador e acesso à internet.

Tablet com planta baixa utilizando tecnologia de realidade aumentada

Realidade Aumentada – FONTE: https://www.estruturadecomunicacao.com.br/como-a-realidade-aumentada-pode-interagir-com-a-comunicacao/

 

Estruturas Modulares

Estruturas Modulares são essenciais para a praticidade e economia de uma obra.

Esse método contribui para que eventos e projetos sejam realizados de maneira rápida, já que como são módulos individuais pré fabricados, podem ser montados e levados para outros locais em um prazo curto.

Por ser módulos extremamente adaptáveis, esse tipo de estrutura é bem fácil de locomoção, sendo uma tecnologia bem interessante para as construções, que se adequa bastante a qualquer tipo de necessidade.

Guindaste amarelo posicionando uma casa-contêiner com fundo de céu azul

O futuro é agora

O esperado é que essas tendências se tornem cada vez mais presentes no cotidiano da construção civil, afinal a sua função é bastante extensa.

A inovação já faz parte do tempo presente e agora essencial para os processos de trabalho.

As expectativas são que cada vez mais a construção civil depende delas para otimizar seus processos e sair na frente da concorrência.

Navegue em nosso blog e fique por dentro das informações disponibilizadas para a área de profissionais da construção civil.

Nós temos diversos cursos de formação na área, entre em contato para maiores informações.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO