Tendência: Mini jardim em apartamentos

Postado em 06/09/2022 Leia em 3 minutos

Com o crescimento das cidades, está cada vez mais escasso a presença da natureza como nossa vizinha. Por isso, fazer um mini jardim na varanda ou sacada está sendo uma ótima opção para quem deseja manter esse contato.

Imagem retirada do site: https://br.pinterest.com/

Cultivar plantas em casa, além de melhorar a sensação térmica do ambiente,  ajuda a promover relaxamento e bem estar.  Sendo assim, trouxemos nesse post, como fazer um mini jardim em seu apartamento quando se tem pouco espaço para o cultivo. 

Defina o local que será feito 

Antes de escolher quais espécies de plantas e tamanhos de vasos comprar, o primeiro passo é definir o espaço que será feito o mini jardim. O ambiente precisa ser bem ventilado, ter o piso adequado para receber a regagem das plantas e com acesso a luz do sol por no mínimo três horas.

Qual será a finalidade 

Definir qual será a finalidade do local vai te ajudar a escolher as plantas de forma que ornem com o ambiente. Essa área será utilizada para realização de almoços e lanches, descanso e relaxamento, ou para confraternizações? Tudo isso tem que ser definido para que o espaço será decorado conforme sua finalidade. 

Montando o mini jardim

Caso o espaço da sua varanda seja pequeno, use uma estante ou palete de madeira para organizar as flores. Utilize vasos decorativos, sejam eles coloridos ou de cimento, cascalhos, pedras seixos e folhas secas para dar uma beleza rústica para o local. 

Se o único espaço disponível na varanda for a parede, você pode fazer um jardim vertical. Para isso, você pode colocar um painel de madeira preso na parede com ripas paralelas ou irregulares e colocar os vasos de plantas preso sobre o painel. Uma dica para o painel ficar mais charmoso, é colocar uma iluminação com spots atrás ou embaixo do painel.  Se for possível, inclua banquinhos de madeira ou poltronas com almofadas. Assim, o espaço ficará mais aconchegante e receptivo. 

Plantas como: Folhagem como Guaimbê, Pacová, Pleomele, Filodendro, Jibóia, Raphia, Gardênia, Palmeiras. Flores como veú de noiva,  Vedélia, Azulzinha, Alisson, Antúrios, Petúnia, Samambaia entre outras, são ótimas para serem cultivadas em apartamentos.

Para saber mais sobre os cuidados com as plantas, a Revista Casa e Jardim dá dicas de cultivo e de como produzir adubos e fertilizantes para mantê-las fortes e saudáveis.

Imagem retirada do site: https://cobrire.com.br/jardim-vertical-o-novo-must-have-das-varandas/

Dicas Importantes 

  •  As plantas ou flores devem ser regadas com mais frequência no verão.
  • Caso  não tenha tempo para cuidar das plantas, a recomendação é cultivar cactos e suculentas
  • Escolha as plantas que irão resistir aquele ambiente e irão crescer no lugar certo
  • Tenha cuidado com a adubagem, troca de vasos e poda.
  • Caso tenha pets, escolha plantas que não sejam prejudiciais à saúde do seu companheiro.

_

As plantas tem vida! Cultivar plantas em casa traz benefícios como aumento da produtividade e criatividade, fora que algumas são medicinais, sendo uma verdadeira farmácia em casa. Por isso, caso queira aprender mais sobre como decorar ambientes residenciais e comerciais, o curso de decoração residencial, comercial e paisagismo é perfeito para você que já é um profissional da área de decoração, ou para uso autônomo.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO