Técnicas de pintura: conheça diferentes formas de decorar paredes

Postado em 23/01/2018 Leia em 4 minutos

Cansou daquela parede branca e sem graça? Não se preocupe porque ela pode ser a base para uma série de técnicas de pintura diferentes e criativas. Se você está procurando por novas ideias para decorar a casa e sair da mesmice, confira nossas dicas:

1) Aplicação de Tecido

Prometemos técnicas de pintura e vamos começar falando de aplicação de tecido. Parece um contra senso, certo? Mas, não é.

Está muito em alta decorar as paredes com tecido. É uma alternativa fácil, barata e que pode ser feita por qualquer pessoa.

Meça o local da aplicação. Corte o tecido escolhido deixando sobras laterais de 10 cm. Vinque e dobre as sobras, colando-as para fazer um acabamento perfeito.

Passe cola na parede. Comece de cima para baixo e vá fazendo a aplicação aos poucos, tomando o cuidado de não deixar o tecido enrugar.

Se você não tem prática, sugerimos que comece com uma área pequena. Não aplique em áreas molhadas.

2) Pintura com Esponjas

Essa é uma técnica de pintura muito simples, mas com grande efeito final. Para realizá-la, você vai precisar de uma esponja e 2 tons de cores de tintas: uma mais clara e outra mais escura.

Faça um fundo com a tinta mais clara e espere secar por 24 horas.

Você pode gostar: 5 passos práticos para preparar paredes antes de pintar

Disponha a tinta mais escura numa bandeja. Sempre molhe a esponja e depois pegue um pouco da tinta escura. Retire o excesso e comece a aplicação, dando pequenas esponjadas na parede.

Pense na parede em partes. Não comece por qualquer lugar. Defina uma área e vá sequencialmente cobrindo o restante da parede.

O tipo de esponja escolhida vai influenciar no resultado final. Por isso, teste antes numa folha de papel, por exemplo.

3) Pintura com estêncil

O estêncil é uma técnica de pintura que tem ganhado cada vez mais adeptos porque produz um efeito muito bonito e marcante ao final do processo.

Para realizar essa técnica, você precisa de um molde vazado. Ele é vendido em casas de material de construção ou facilmente encontrado pela internet.

Faça um fundo na cor que deseja e espere secar. Comece a aplicação do estêncil fixando-o na parede para maior segurança, evitando borrões.

Veja também: Dicas e truques para pintores de parede

Com um pincel de cerdas abertas, vá batendo delicadamente no molde para preencher o espaço vazado.

Tome cuidado com as laterais do molde. Para um acabamento perfeito, dose a quantidade de tinta e não use o pincel da forma tradicional (movimentos verticais). Posicione o pincel num ângulo de 90º e dê batidas delicadas.

Se você não quiser preencher todo o molde, opte por uma caneta de ponta fina que possa ser usada na parede e apenas contorne o desenho do molde. O efeito é bem interessante também.

Teste antes em alguma superfície para adquirir confiança.

4) Pintura em degradê

O degradê é uma técnica de pintura um pouco mais avançada, mas que também constrói um efeito muito bonito.

Para realizá-la, você deve começar dividindo a parede em nove partes. Meça com a trena e trace linhas bem suaves com um lápis.

Em oito bandejas diferentes, crie os tons do degradê. Na primeira bandeja, fica a cor base. Na segunda, a cor base diluída em um pouco de branco. Na terceira, a cor base acrescida de mais branco e, assim, sucessivamente.

O segredo está na proporção da mistura. Por isso, acrescente o branco com muita cautela.

O degradê é construído na passagem das faixas e ele precisa ser discreto.

Pegue sua cor base e inicie pintando a parte mais escura. Geralmente fica na parte debaixo da parede. Mas você pode inverter o processo e começar por cima.

Vá construindo o degradê com suaves movimentos de pincel. Tente evitar que a tinta anterior seque completamente. A cor final é o branco. Por isso, o fundo da parede deve ser branco.

Conclusão

Gostou das técnicas de pintura que foram citadas?

Realmente se você está em busca de mudar algum ambiente da sua casa gastando pouco, alguma dessas técnicas poderá te ajudar.

Use sua criatividade e se precisar de ajuda, busque por um pintor profissional.

Agora se quiser tornar-se um profissional qualificado, ter destaque na profissão de pintor e ganhar muito dinheiro. Clique no banner abaixo e conheça o curso profissionalizante de pintor do Instituto da Construção.

Curso de Pintor de Obras + Gesso Acartonado no Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO