Conheça alguns softwares importantes para construção civil e engenharia

Postado em 21/12/2017 Leia em 3 minutos

Um negócio ou empresa dificilmente funciona sem a incorporação da tecnologia. Os softwares de Construção Civil podem ter as mais variadas funções, como ajudar no design e desenho das obras, ajudar nos cálculos, e outras.

Vamos ver alguns dos softwares mais importantes para a indústria.

1 – AutoCAD

Os modeladores 3D ajudam os engenheiros a visualizar o projeto de maneira mais concreta e realista, tornando muito mais fácil a ponte entre o design e a construção.

O AutoCAD é provavelmente o software mais conhecido dessa categoria, estando presente no mercado a muito tempo. Mas, como todo bom software, conta com inovações. Além de diversos recursos de modelagem 2D e 3D, ele também oferece apoio a nuvem e aplicativos de celular.

Além disso, existe também o AutoCAD Civil 3D, que é mais focado no conceito de BIM, a Modelagem de Informações de Construção.

2 – Revit

Esse não é o único que se preocupa com o BIM. O Revit inclui recursos para projetos mais complexos de engenharia, arquitetura de sistema mais sofisticados como os mecânicos, hidráulicos e elétricos, além de engenharia estrutural e de construção.

O sistema também permite integração de vários profissionais a um projeto, visto que um design complicado envolve a participação de profissionais de áreas diferentes

3 – SAP2000

O SAP2000 também é um software de modelagem mais voltado para o design de infraestruturas e obras mais complexas como por exemplo: infraestruturas de transporte, obras industriais e públicas e instalações de ginásios de esportes, entre outras.  

4 – SketchUp

O SketchUp é um software de modelagem que pode ser usado diretamente do navegador, sem precisar baixar um arquivo de instalação, ou seja, é possível começar imediatamente, dispensando preocupações de compatibilidade.

Ele também possui um recurso de Armazém, que guarda milhões de modelos já prontos, para facilitar ainda mais o design.

5 – TQS

Por fim, o TQS também é um modelador, e uma alternativa para quem quiser dar apoio a um produto nacional.

Veja também: Aplicativos para construção civil: conheça os dez melhores

6 – MATLAB

Mas não é só do design que vive um projeto. É preciso pôr a mão na massa e fazer as contas. Para isso, existem softwares que ajudam nessa tarefa. O MATLAB é um dos mais consolidados e completos do mercado, sendo capaz de realizar cálculos, além de análise de dados.

7 – Sienge

Os programas também podem ajudar no aspecto gerencial. O Sienge é um software especialista em gestão de empresas da construção civíl. Sua maior vantagem é agregar todas as informações em um único ambiente, facilitando o gerenciamento e por ser focado em construção civil, já está completamente adaptado ao negócio.

8 – Construct App

O Construct App também é um software de gestão. Porém, ele é mais voltado para o âmbito da comunicação e integração entre os diversos setores de um projeto. Para ajudar ainda mais ele possui suporte a nuvem, para ser acessado por qualquer tipo de dispositivo.

A variedade de softwares em todos os aspectos de um projeto é uma vantagem enorme. Agora, é só escolher o melhor para sua situação!

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO