Significado das cores para tubulações industriais

Postado em 20/07/2022 Leia em 4 minutos

Você provavelmente já viu em alguma área industrial ou residencial, uma variedade de tubulações com cores diferentes, mas sabe para que serve cada uma dessas cores?

A ABNT NBR 6493, define as condições exigíveis para o uso de cores na identificação de tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finalidade de facilitar a identificação e evitar acidente.

Sistemas de cores Munsell

A NBR6493 baseia as cores das tubulações no sistema de Munsell.

Esse sistema foi criado pelo professor Albert H. Munsell no século XX, para possibilitar um arranjo tridimensional das cores num espaço cilíndrico de três eixos: matiz (medido no eixo circular), valor (leveza) e croma (pureza de cor). Esse sistema ainda é usado universalmente até hoje pela engenharia elétrica, ambiental, pedologia e agronomia.

Imagem retirada do site:https://baiadoconhecimento.com/biblioteca/conhecimento/read/428440-quem-criou-o-sistema-de-cores-munsell

 

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o que significa cada cor dessas tubulações.

Verde

Padrão Munsell: 2.5 G 3/4

Essa cor é utilizada para representar uma tubulação onde passa água, porém não deve ser utilizada em casos de incêndio.

Vermelho

Padrão Munsell: 2.5 G 3/4

A sinalização vermelha também é uma tubulação onde passa água, porém é  utilizada para identificar sistemas de segurança de combate à incêndios.

Azul

Padrão Munsell:2.5 G 3/4

A cor azul deve ser utilizada em todas  as tubulações desde os equipamento que geram a compressão até a ponta do equipamento que utilizam o ar comprimido.

Cinza escuro

Cores Munsell:2.5 G 3/4

Essa cor é utilizada para eletrodutos, onde passa os cabos de energia elétrica e também os cabos da rede de informática.

Cor de Alumínio

É utilizado para gases liquefeitos:

  • Argônio Líquido – LAR
  • Dióxido de Carbono Líquido – CO 2
  • Nitrogênio Líquido – LIN
  • Oxigênio Líquido – LOX

Amarelo

Padrão Munsell: 5Y8/12

A cor amarela significa atenção, por isso é utilizada para gases não liquefeitos. Um exemplo de gás não liquefeito é o oxigênio.

Preto

Padrão Munsell: N1

A tubulação preta é utilizada para inflamáveis como: combustíveis, óleo combustível, piche e asfalto.

Marrom

Padrão Munsell: 2.5 YR 2/4

Essa cor é para os demais líquidos como óleos, materiais fragmentados como minério bruto ou petróleo bruto.

Laranja

Padrão Munsell: 5YR 6/14

O tubo com a cor laranja é indicado para tubulações que vão receber produtos químicos não gasosos como os ácidos.

Cinza-claro

Padrão Munsell: N6.5

Nas tubulações de vácuo as temperaturas são elevadas, necessitando de um isolamento térmico, por isso, deve-se usar a mesma cor da tubulação, cinza claro.

Branco

Padrão Munsell: N9.5

A cor branca deve ser utilizada em tubulações que passam vapor. Pelo fato das temperaturas chegarem até 200°C, necessita também de isolamento térmico, por isso, todas as válvulas e isolantes utilizados para vapor devem ser da mesma cor.

Conclusão:

As cores de identificação das tubulações são muito importante para que se saiba qual o tipo de material o profissional está trabalhando na hora do concerto ou manutenção desse tubo, assim podendo se proteger de maneira específica para cada material que será manipulado, evitando sérios riscos de acidentes graves.

_

Agora que você já sabe quais são as cores da tubulações e deseja se tornar um profissional qualificado no mercado da construção civil, entre em contato conosco para conhecer o nosso curso de Mestre de obras onde abordamos assuntos voltados para instalação em tubulações e eletrodutos.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO