Saiba como liderar equipes na construção civil e evitar problemas

Postado em 31/01/2017 Leia em 4 minutos

Trabalho em equipe é a alma da construção civil. Ninguém constrói, seja um edifício, fábrica ou casa, sozinho. Por isso ter pessoas engajadas no projeto e conectadas umas com as outras é essencial para o sucesso de uma obra. Mas toda equipe precisa de um líder, veja bem, um líder e não um chefe. Além do engenheiro civil, o mestre de obras é a representação dessa liderança nada fácil de gestar.

Independente do profissional, liderar é trabalhar com diversas pessoas, com crenças e formações pessoais diferentes, fazendo com que convirjam em direção ao mesmo objetivo. É preciso trabalhar com crises, conflitos e situações inesperadas diariamente. E levar isso com bom humor, jogo de cintura e com vias de resolver problemas e não de encontrar culpados.

Mestre de obras e engenheiros civis se formam para atuar na área da construção civil, mas dificilmente a sua formação propicia conhecimento de gestão de pessoas. Isso é aprendido na prática, com erros e acertos.

Inspire a equipe

O erro pode acontecer em qualquer situação, é humano. Por isso mais do que apontar equívocos, o líder busca soluções eficazes para os problemas. Além disso, ele também inspira a equipe, dá injeções de ânimo quando a equipe está desmotivada, e prioriza o otimismo, demonstrando inteligência emocional diante de situações difíceis. Um líder desestabilizado é igual a uma equipe desestabilizada, e dessa forma não passa segurança e firmeza com autoridade, e tem dificuldades de liderar com louvor. O mesmo vale quando os bons resultados vierem, nesse momento o responsável pela obra deve parabenizar a equipe e mostrar que fizeram um bom trabalho.

Leia também: Mestre de Obras: Como conseguir o sucesso nessa profissão

Comunicação eficiente

A equipe não é apenas uma linha de produção que precisa fazer tudo no prazo sem pensar. Comunicar-se com a equipe, faz com que eles se sintam de fato parte do trabalho. Por isso discutir metas, traçar planos, ações e pedir opiniões melhora o desempenho da equipe e faz com que todos trabalhem de forma mais motivada.

Invista em capacitação

Existem diversos cursos voltados à liderança e gestão de pessoas, e esses podem ajudar muito no processo de aprendizado. Assim o responsável pela obra, aprende técnicas já usadas há muito tempo em prol do bom desempenho da equipe, assim como outras mais novas e atualizadas. O importante é manter-se em movimento para não perder o espírito de liderança.

Administre os conflitos

Como já foi dito, a equipe possui pessoas com diversas crenças e vivências, alinhar todos em prol do mesmo fim não é nada fácil. Conflitos ocorrem, e é o mestre de obras o principal responsável por minimizá-lo. Incentivar o conflito é a pior forma de cuidar da situação, o correto é sempre minimizar ações que colocam a equipe para baixo e a desestabiliza. Outro ponto importante é que muitas vezes os outros profissionais se espelham nos líderes, e a partir do momento que este trabalha com retidão, ética, imparcialidade e seriedade, a equipe terá postura semelhante. Por isso é muito importante conhecer as funções de um bom profissional dessa área, para executar a função com excelência.

Conclusão

Ser um mestre de obras não é fácil, mas é um trabalho prazeroso. Ao final do projeto, com todos os problemas resolvidos, esse profissional com certeza se orgulhará no trabalho feito por ele e pelos profissionais engajados, bem como estará pronto para a próxima empreitada.

Todas essas aptidões não são adquiridas do dia para noite, é preciso muita experiência, estudo e dedicação. Um método eficaz para liderar uma obra e se tornar um verdadeiro mestre, é através da realização de cursos de capacitação profissional. Através de metodologias modernas, com aulas práticas e teóricas, é possível desenvolver as aptidões necessárias para ser um líder e ter sucesso no canteiro de obras.

Deixo aqui o convite, para que conheça o melhor e mais moderno curso de mestre de obras do país. Basta clicar no link abaixo e baixar a apresentação completa!

Apresentação do curso de mestre de obras de Mestre de Obras

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO