Piso sobre Piso: Saiba como aplicar essa técnica

Postado em 14/12/2022 Leia em 4 minutos

Foto onde mostra um piso de cerâmica branco já ficando marron e um piso branco sendo colocado por cima

Técnica piso sobre piso: (foto: Material es jerez)

Escolher o piso ideal para compor a harmonia do ambiente pode ser uma tarefa prazerosa. Uma cerâmica nova e em perfeito estado deixa qualquer ambiente renovado, mas com o tempo, uso de produtos de limpeza, sapatos de salto e ao arrastar os móveis, esse piso pode começar a perder a cor, arranhar ou até quebrar.

Por isso, diversos motivos fazem a instalação do piso sobre piso uma alternativa recomendada. O orçamento mais apertado, o fato de não precisar descartar o piso anterior ou a necessidade de uma entrega mais rápida.

Técnica Piso sobre Piso

A técnica de colocar o piso novo por cima de um piso antigo já está sendo utilizada por quem deseja efetuar a troca, pois reduz as dores de cabeça, principalmente com os entulhos. Porém, se você deseja utilizar essa alternativa, é necessário estar atento aos detalhes na hora da instalação, principalmente na qualidade dos materiais utilizados e no profissional responsável pelo serviço.

Como aplicar essa técnica

Para se iniciar a aplicação o profissional deve verificar alguns fatores:

  • Deve-se avaliar o nível do piso antigo. É preciso fazer a marcação com o auxílio de uma trena, mangueira d’água, um lápis de pedreiro ou nível digital.
  • Verificar se não há pisos soltos. Se houver em 1 metro quadrado mais de 3 peças soltas, não será possível a realização do assentamento de piso sobre piso.
  • Avaliar a altura das portas. É possível que não haja distância entre a porta e o piso, ocasionando problemas na abertura da porta. Nestes casos deve-se solicitar um marceneiro para ajustar a altura da porta.

Passo a Passo

1° passo:

Verificar o esquadro do piso a ser assentado. É necessário avaliar muito bem o local onde será aplicado o piso para diminuir a necessidade de recortes na cerâmica e atender o design desejado.

2° passo

O próximo passo é preparar a argamassa. Deve-se colocar água, argamassa e misturar até obter uma consistência homogênea, conforme recomendações do fabricante da argamassa.

3° passo

O profissional deverá seguir a indicação do esquadro para iniciar a aplicação da argamassa. O piso deve estar limpo e sem qualquer tipo de material que possa prejudicar a aplicação da argamassa que deve ser colocada por partes para aderência do piso.

4° passo

Após aplicar a argamassa, o profissional deve assentar as placas cerâmicas até amassar os “cordões”. Em seguida, deve “bater” com auxílio de um martelo de borracha para que o piso fique nivelado e na posição correta.

5° passo

Utilizando uma trena, o profissional deve medir os espaços ou a distância entre piso e parede. Se por acaso a placa cerâmica não se encaixar, será necessário cortar o piso na medida correta.

6° passo

Depois de 72 horas do assentamento das placas cerâmicas o profissional já poderá rejuntar.

Aplicação do rejunte

  • Limpe a área que será aplicado o rejunte
  • Você deve preparar a argamassa de acordo com as instruções do fabricante.
  • Agora você deve passar o rejunte com uma espátula, pegue uma boa quantidade de rejunte e coloque nos espaços, espalhando bem.
  • Com o auxílio de uma esponja úmida, limpe o azulejo em movimentos circulares para remover as sobras do rejunte, mas tome cuidado para não removê-lo.
  • Após dois dias, você pode lavar o azulejo para a limpeza ficar completa.

Conclusão:

Como você pode ver essa técnica de aplicação de piso sobre piso traz muitos benefícios na hora de pensar em trocá-lo. O tempo que será gasto nesse tipo de obra, o incômodo e até os gastos financeiros, são reduzidos de maneira significativa.

Se você gostou dessa técnica e deseja aprender como aplicá-la, conheça o curso Pedreiro Azulejista do Instituto da Construção. Nosso método “mão-na-massa” é perfeito para você se tornar um profissional certificado e pronto para o mercado.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO