Pesquisa avalia práticas de prevenção à Covid-19 nos canteiros

Postado em 22/05/2020 Leia em 2 minutos

Foram apresentados nesta sexta-feira, 22 de maio, os primeiros resultados da Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’. Os dados iniciais mostram a assertividade das empresas na prevenção à doença nos canteiros de obras. O levantamento foi feito pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção do Estado de São Paulo (Seconci-SP). A Pesquisa que avalia práticas de prevenção à Covid-19 nos canteiros seguirá de forma permanente.

Práticas de prevenção à Covid-19 nos canteiros

Nesta primeira rodada, foram obtidas respostas de empresas que totalizam 6.585 empregos diretos e terceirizados, de 1 a 12 de maio. Respostas de mais construtoras estão chegando, e deverão compor os resultados da próxima rodada. Das empresas pesquisadas, apenas cerca de 1% dos trabalhadores haviam sido afastados por suspeita de Covid-19, e 0,37% tiveram confirmação de terem contraído a doença provocada pela contaminação do novo coronavírus.

Atividade profissional

As construtoras relataram, no período, a existência de 202 obras em andamento e sete paradas, e que 98% do pessoal se encontrava ativo. Havia 63 casos suspeitos de contaminação e 25 confirmados. Somente quatro trabalhadores estavam internados, três dos quais com Covid-19 confirmada, e nenhum óbito se registrara. De acordo com os presidentes Odair Senra, do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, do Seconci-SP, a pesquisa demonstrou cabalmente a efetividade das medidas de prevenção adotadas para combater a Covid-19 nos canteiros de obras. Eles destacaram que, quanto mais construtoras responderem, mais o setor poderá acompanhar a evolução dos casos e adotar novas ações das entidades.

Medidas de prevenção à Covid-19

A pesquisa mostrou que todas as empresas pesquisadas haviam adotado medidas preventivas nos canteiros de obras:

Medição de temperatura;

Higienização das mãos;

Orientações diárias sobre os cuidados preventivos;

Higienização e demarcação em áreas de vivência;

Horários escalonados para entrada, saída e refeições;

Fornecimento de máscaras para o transporte

Limpeza de equipamentos e ferramentas

Outros pontos relevantes

Além disso, 93% das construtoras orientavam sobre a limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e distribuíam informativos eletrônicos de orientação; 87% forneciam máscaras para utilização na obra e divulgavam aos trabalhadores os cartazes e vídeos do SindusCon-SP e do Seconci-SP, e 80% haviam fixado informativos nos locais de circulação.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO