Passo a passo para você trocar o chuveiro elétrico com segurança

Postado em 17/01/2023 Leia em 3 minutos

foto de um box de vidro com uma mulher de costas lavando o cabelo

Cansou daquele chuveiro antigo e deseja mudar para um melhor? O post de hoje vai te ajudar a entender como fazer essa troca de maneira fácil e segura.

São vários modelos presentes no mercado, potência, temperatura, qualidade e estética do aparelho, fazem muitas pessoas pensarem nessa troca para deixar seu banheiro mais harmonioso e seu banho mais relaxante. Confira abaixo o que é necessário, dicas de segurança e o passo-a-passo para você conseguir trocar sozinho o seu chuveiro!

Atenção: Não realize os procedimentos descritos nessa publicação caso você não seja um eletricista profissional qualificado.

Escolha o chuveiro ideal 

Antes de efetuar a troca, é necessário escolher o chuveiro elétrico ideal. Existe no mercado, vários modelos de aparelhos com diferentes funções. Prese sempre pelo controle de temperatura, potência e o consumo.

Confira se a instalação elétrica da residência está compatível com o novo chuveiro que pretende instalar. Isso deve ser feito avaliando as dimensões dos cabos elétricos e corrente dos disjuntores dos circuitos.

Materiais necessários 

Para fazer a troca do chuveiro você vai precisar de: detector de tensão, conector, alicate, fita isolante, chave de fenda e fita veda-rosca. Separe-os em um local acessível. 

Passo a passo 

Desligue a energia e o registro para evitar choques 

Esse passo é o mais importante para evitar choques elétricos. Somente em março de 2022, o Brasil registrou mais de 1.500 acidentes envolvendo eletricidade. Feche também o registro de água. 

Sempre antes de iniciar os trabalhos em instalações possivelmente energizadas utilize o detector de tensão para testar se o circuito está desernegizado.

Remova o chuveiro antigo 

Desconecte os fios com o auxílio de uma chave de fenda, que ligam à rede elétrica e remova o chuveiro com bastante cuidado para evitar à quebra do cano.

Melhore a conexão da tubulação

Use a fita veda-rosca, que evita vazamentos, e passe-a no cano que sai da parede, dando oito voltas nas extremidades do cano ou na entrada do chuveiro, o que for a conexão “macho”.

Instale o chuveiro novo 

Com o auxílio da chave de fenda, parafuse os novos cabos no conector e confira se estão bem apertados. Caso fiquem frouxos, podem esquentam, derreter, acionar o disjuntor e até pegar fogo.

Finalização 

Com o circuito ainda desenergizado no disjuntor, abra o registro de água novo chuveiro e deixe a água fria correr por alguns minutos antes de ligar a energia. Isso evita que a nova resistência queime e ajuda a conferir se não há vazamentos por má vedação.

Dicas de Segurança 

Utilize sapatos com sola de borracha isolante. Não fique descalço.

Só faça a instalação caso seja um eletricista profissional. 

Quer aprender tudo sobre o mundo da elétrica? Não deixe de conhecer o Curso Eletricista Instalador+ NR10 do Instituto da Construção. 

Alavanque sua carreira e consiga a tão sonhada renda-extra ou sua nova profissão!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO