Passo a passo: Como fazer um currículo para pedreiro, eletricista e outros cargos da construção civil

Postado em 20/05/2022 Leia em 3 minutos

Você encontra aquela vaga ideal, sente-se capacitado para assumir o cargo, mas tem dúvidas de como montar aquele currículo que desperte a atenção dos recrutadores? Isso é bem comum. Ter um currículo estruturado e com  informações relevantes fará você se destacar e aumentar suas chances de conseguir para a vaga desejada.

Sendo assim, preparamos nesse post, algumas dicas de como fazer um currículo ideal para aumentar as suas chances de ser selecionado na hora de conseguir emprego na área da construção civil. Confira!

Foto com fundo azul onde mostra uma mão segurando uma caneta, preenchendo um curriculo

Dados Pessoais:

É a parte essencial para que o recrutador  possa conhecer suas informações e entrar em contato com você para uma futura entrevista de emprego. Apesar de ser uma parte básica, algumas pessoas tem dúvidas de quais informações colocar. Basicamente são:

  • nome completo
  • nacionalidade
  • e-mail
  • telefone para contato
  • data de nascimento
  • endereço
  • Linkedin (caso tenha)

Objetivo

No objetivo, você deve colocar o cargo e área que pretende se candidatar, como também suas qualidades que mostram que você se qualifica para aquele cargo desejado.

Os recrutados costumam definir que o objetivo deve ser resumido em até duas linhas. Mas tenha cautela nesta informação, pois o objetivo deve estar ajustado com a vaga que está se candidatando.

Habilidades e Competências

Coloque todas as suas habilidades que sejam úteis para a vaga. Mas não faça uma lista muito grande, se limite em  colocar  apenas as mais importantes.

Experiência Profissional

Nessa seção você deve detalhar quaisquer trabalhos anteriores que sejam relevantes, seja temporários ou permanentes, voluntários ou estágios, sempre inserindo as funções, datas, empresas e locais para cada experiência.

Se esse é seu primeiro emprego, coloque algum trabalho voluntário que participou, programas extracurriculares, trabalhos como freelance ou algum programa de iniciação profissional.

Cuidado para não colocar coisas que não conectam  nada para a vaga escolhida.

Formação Acadêmica

Essa é a melhor área para enriquecer seu currículo, exibindo seus cursos extracurriculares e  partição em  projetos. Descreva seu curso de graduação começando sempre com o mais recente e retrocedendo para os mais antigos, usando os os seguintes dados:

  • Nome do Curso
  • Instituição
  • Local
  • Período do curso (concluído ou em andamento)

Atividades Adicionais

Esse é o último tópico que deve aparecer nos seu currículo, esse campo serve para você incluir cursos livres e gratuitos já realizados, congressos, palestras e workshops, intercâmbio ou projetos pertinentes para a vaga. Basta colocar o título, a instituição, o local e a data.
Cautela aos erros de português. Eles são eliminatórios!

Onde estudar para aprimorar o currículo?

Estudar no Instituto da Construção abre muitas possibilidades. Uma delas é você se destacar no mercado e conquistar oportunidades incríveis que podem mudar a sua vida!

Mais do que capacitar pessoas, nós no IC, queremos fazer parte da sua história de sucesso, por isso, contamos com um site contendo uma lista das principais oportunidades de trabalho para a área da Construção Civil, o EmpregaIC, que aproxima os contratantes do segmento de Construção Civil com a mão-de-obra qualificada pelas escolas do IC.

Contamos com diversos cursos de capacitação profissional para te ajudar a conseguiu um emprego mais rápido, pois o mercado exige preparação e habilidades.

Foto com a bandeira do Brasil no fundo, onde mostra um homem com a camisa do instituto da construção e uma legenda com botão vermelho

 

 

 

 

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO