Paredes Drywall: Confira vantagens e benefícios ao utilizar

Postado em 31/10/2017 Leia em 3 minutos

Conheça os tipos de paredes de drywall e a principal vantagem deste tipo de estrutura.

Mesmo com algum tempo no mercado, as paredes drywall estão entre as principais novidades da construção civil quando o assunto é modernidade. Estas chapas de gesso acartonado com estrutura interna metálica ou de concreto são uma realidade cada vez mais presente nas residências brasileiras e apresenta inúmeros benefícios em relação aos materiais convencionais, como alvenaria e concreto armado.

Neste artigo explicamos um pouco mais sobre as paredes de drywal, confira o conteúdo abaixo.

Tipos de placas

Antes de demonstrarmos os benefícios, as placas de drywall se apresentam em três tipos:

Drywall Standard (ST) – branca

Utilizada em ambientes internos secos, podendo ser empregada como parede ou até mesmo em forro. É a mais utilizada.

Drywall Resistentes à Umidade (RU) – verde

Feita para áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Não é recomendada utilizar em pisos (como em piscinas) ou forros, pois a umidade destes locais é acima do que a placa resiste.

Drywall Resistentes ao Fogo (RF) – rosa

Com fibra de vidro na sua composição, este tipo de placa é recomendado para locais com incidência de muito calor, além de serem altamente resistentes ao fogo.

Vantagens e benefícios de paredes drywall

Conhecendo os três tipos utilizados nas paredes – ST, RU e RF – chegou a vez de entender porque o drywall vem se tornando o queridinho da construção civil brasileira.

Isolamento acústico

Para quem quer ter dias mais sossegados dentro da comodidade do seu lar, as paredes de drywall são ótimas opções. Durante o processo é feita a colocação de uma manta feita de lã mineral ou de vidro, que isola a transmissão de ruídos muito acima do concreto e, principalmente, da alvenaria.

Facilidade na montagem

Você mesmo pode montar sua parede de drywall. São alguns passos simples: demarcação, fixação das guias e dos montantes, colocação das chapas, instalações hidráulicas e elétricas, isolamento e rejunte.

>> Confira nosso passo a passo para instalação de paredes em Drywall

Manutenção fácil

Diferente de outras estruturas, as paredes drywall podem ser facilmente trocadas quando surge algum defeito na sua superfície. Isto porque elas são recortadas antes de serem instaladas, ou seja, você não precisará mudar toda a parede, apenas o local em que ocorreu a deformidade.

Maior área útil

Como são mais compactas, as paredes de drywall oferecem ganho de espaço em relação as estruturas convencionais. Pode-se chegar até 5% da área total da residência, suficiente para a instalação de armários embutido que podem chegar a 10 metros numa casa com área de 100m².

Acabamento descomplicado

Com uma superfície fácil de deixar lisa após o rejunte, o drywall é ideal para a colocação de todo tipo de acabamento, sejam texturas, papel de parede, granito, azulejos e até a própria pintura.

Experimente você também

Vai construir ou reformar? Utilize paredes drywall, ganhando espaço, segurança e menos ruídos vindos de fora ou do próprio ambiente. Com mais de 20 anos no mercado nacional, este tipo estrutura pode ser o diferencial na sua obra – da instalação, que pode ser realizada em apenas dois dias, até a manutenção, que levará ainda menos tempo. Experimente e veja as vantagens de utilizar paredes de drywall.

Curso Paredes Drywall

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO