Parede em Drywall: Confira o passo a passo para instalação!

Postado em 17/10/2017 Leia em 4 minutos

Instale você mesmo a parede de drywall. Veja como em 8 passos.

A parede de drywall é um conceito que vem ganhando cada vez mais adeptos em construções e reformas nas casas brasileiras. Estas placas de gesso com estrutura interna metálica ou de concreto podem ser uma ótima opção pela sua resistência, durabilidade, peso e facilidade na instalação. Muitos acreditam que apenas profissionais conseguem instalar a parede de drywall, contudo o processo pode ser feito por você mesmo. Como? Explicamos em mais um passo-a-passo, confira.

Passo 1: demarcando paredes, janelas e portas

A primeira coisa que você precisará fazer é demarcar onde serão fixadas as placas. Com as medidas exatas, faça desenhos no local a ser colocada a parede – tenha também as demarcações de portas e janelas, evitando contratempos futuros.

Passo 2: fixando as guias

Com as marcações definidas, utilize uma furadeira para fazer os buracos onde entraram as buchas e parafusos – estes devem ser específicos para paredes de drywall, evitando a corrosão. O espaço entre elas deve ser de, no mínimo, 60 centímetros. Faça o processo no chão e no teto.

Veja também: Gesso Drywall: Tudo que você precisa saber!

Passo 3: montantes

As colunas metálicas verticais, ou montantes, devem ser colocadas começando em uma extremidade e terminando na outra. Deixe ao menos cinco milímetros se o montante encontrar o piso e o teto. Com parafusos de metal, deixe uma distância de cerca de 50 centímetros entre uma estrutura e outra, permitindo a fixação das placas de drywall.

Passo 4: instalando as chapas

Chegamos ao processo de instalação da parede de drywall. Primeiro, confira as placas e com a chapa na vertical, vá parafusando de cima para baixo, com um espaço de um centímetro na horizontal – a mesma medida precisa ser utilizada entre o teto e o piso. Entre os parafusos da vertical, é recomendado deixar ao menos 25 centímetros. Tome cuidado para não perfurar o gesso – por isso, mantenha a cabeça do parafuso no máximo 1 milímetro dentro da placa.

Passo 5: parte elétrica e hidráulica

Caso você queira passar fios, canos e tubulações, elétricos e hidráulicos, fure os montantes de forma alinhada. Isso evita desgaste dos fios e principalmente o não encaixe das instalações hidráulicas não maleáveis (como os canos). As caixas para fixação, neste caso, são únicas para a parede de drywall, então procure o material correto.

Passo 6: isolamento

Utilize as placas de lã mineral ou lã de vidro devidamente cortadas para fixar entre os montantes da parede. É importante usar máscara e luvas, devido ao material poder irritar sua pele e sistema respiratório. Fixe a lã com fita adesiva, mantendo-a firme. O isolamento deverá ser feito dos dois lados, da mesma forma.

Passo 7: chapas do outro lado

Repita o processo do passo 4 para instalar as placas do outro lado da parede. O diferencial aqui é que você deverá fixar as placas ao contrário – ou seja, se começou de cima para baixo, inverta o processo e inicie do chão, evitando que as juntas se encontrem e impeçam a fixação correta do parafuso.

Veja também: 5 motivos para começar a fazer um Curso de Gesso

Passo 8: rejuntando

Em todas as conexões entre as placas, passe uma massa de rejunte específica para paredes de drywall e, na sequência, coloque uma fita microperfurada por cima. Por fim, mais uma mão de massa, até ficar uniforme e lisa. Não esqueça de cobrir todos os buracos, principalmente onde há parafusos, que você deverá passar o rejunte em formato de X, cobrindo-a. Por fim, espere secar e lixe. A parede de drywall já pode receber o acabamento de sua escolha.

Alguns cuidados na instalação

Apesar de ser um método descomplicado, detalhes precisam ser analisados com cuidado: utilize apenas materiais específicos para drywall, como recomendam os fabricantes; a não instalação do isolamento acústico poderá causar alguns transtornos, devido as placas serem mais finas que paredes de alvenaria. Planeje-se bem, tenha calma e cuidado, utilize equipamentos de segurança e faça você mesmo a instalação da sua parede de drywall.

Achou o processo de instalação complexo? Então venha aprender com os melhores especialistas do mercado, clique no banner abaixo!

Curso de Pintor de Obras + Gesso Acartonado no Instituto da Construção00

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO