Gestão ambiental e sustentabilidade na construção civil

Postado em 14/07/2022 Leia em 5 minutos

A Eco92 foi o pontapé inicial para as empresas começarem a se preocupar com as questões em torno dos problemas ambientais e do desenvolvimento sustentável. A partir disso, temas sobre sustentabilidade e conscientização ambiental se tornaram cada vez mais abordados dentro das empresas, que voltaram sua atenção para as formas de reduzir ou eliminar os impactos causados no meio ambiente.

Sendo assim, foi desenvolvido um sistema de gestão ambiental, que podemos definir como todo controle, organização e processo, mas com a temática ambiental.

Benefícios da gestão ambiental para as empresas

A sustentabilidade está em alta! Após um despertar da sociedade em compreender que nossos recursos naturais não são infinitos, como muitos acreditavam, essa procura por como cuidar do nosso planeta foi adotada.

O fato é que cresceu a procura por empresas que estão ligadas à práticas de preservação do meio ambiente, por isso, atrelar sua empresa nesse mundo sustentável, não só atrairá novos clientes, mais também facilitará as chances de conseguir financiamentos bancários e governamentais.

Alguns benefícios que essa prática de preservação traz para as empresas são:

Redução dos riscos e acidentes ambientais:

Quando se é feito à adoção de medidas preventivas ambientais, o risco de acontecer um desastre é bem menor. Sempre que for necessário, deverá ser feita uma análise por um especialista em PPRA (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais), para estabelecer os ajustes necessários para que o meio ambiente e as vidas sejam sempre preservadas.

Conformidade legal: 

Além de estar em conformidade com as leis de proteção ambiental, você também pode solicitar a Certificação ISO 14001 que fala sobre às normas do meio ambiente e o que uma empresa precisa para exercer um Sistema de Gestão Ambiental. O benefício dessa certificação é que a maioria das empresas de grande porte e do exterior só fazem parcerias e negociações com empresas que tem essa certificação.

Melhora na percepção dos clientes em relação à empresa:

Como abordamos acima, a sustentabilidade está em alta. Fato é que empresas que atrelam sua imagem à uma prática de gestão ambiental e preocupação com o meio ambiente, passam na frente na hora de serem lembradas.

Redução de gastos desnecessários:

O importante é que a empresa invista em técnicas de conscientização para toda sua equipe como sobre quais as medidas podem ser tomadas para diminuir esses gastos e reaproveitar insumos e matérias-primas. Isso faz com que a empresa evite o desperdício e reduza seus gastos desnecessários.

Técnicas para adoção da gestão ambiental

O setor da construção civil é um dos grandes colaboradores dos impactos ambientais causados pelo descarte impróprio dos materiais no meio ambiente.

Adotar medidas que visam reduzir esses impactos evitam certos tipos de acidentes naturais que vemos ao longo dos anos, como o rompimento das barragens em Minas gerais que ocorreram em 2015 e 2019.

Por esse motivo, trouxemos algumas dicas que as empresas podem adotar, para que o meio ambiente seja preservado e esses impactos reduzidos cada vez mais.

Coleta seletiva de lixo:

O primeiro passo é a empresa definir onde será implantado essa coleta e conscientizar seus funcionários o quão é importante para o meio ambiente. Feito isso, deve-se separar todo o material que pode ser reciclado, separando os lixos orgânicos, recicláveis, e pontos de recolhimento de pilhas e baterias.

Reciclagem de lixo (processo posterior a coleta seletiva):

A reciclagem é uma maneira de reaproveitar o lixo descartado pela empresa. Essa prática ajuda a movimentar a economia do pais, pois contatando empresas especializadas nesse processo, mais emprego e renda é gerado.

Um exemplo também é distribuir o lixo coletado pela empresa para catadores de papel e outros insumos, que assim, conseguem adquirir uma renda para seu sustento.

Menor consumo de água:

Há diversas maneiras de reduzir o consumo de água nas empresas, redutores de pressão e temporizadores fazem que o consumo das torneias e chuveiros sejam amenizados. Outra maneira de favorecer essa diminuição, seria a adoção de medidas de conscientização dos funcionários, sendo através de palestras, cartazes ou roda de conversa, falando sobre a importância do uso consciente desse recurso.

Uso de lâmpadas LED para menos consumo de energia:

A lâmpada de LED é a melhor opção para iluminar todos os espaços, pois foi projetada para transformar a energia captada em luz, ao invés de calor. A economia na conta de luz chega até 80%, favorecendo uma ótima economia para o bolso e para o meio ambiente, quando comparado com a iluminação incandescente.

_

Sabemos que o crescimento desordenado das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o meio ambiente em geral. O desenvolvimento é necessário, porém, devemos cuidar do nosso planeta, pois dependemos dele para a nossa sobrevivência.

Nosso compromisso é formar profissionais qualificados para a construção civil no Brasil, pensando sempre na inovação e sustentabilidade.

Confira nossos cursos de qualificação para construção civil.

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO