Por que o gerenciamento de projetos é importante para a construção civil?

Postado em 03/10/2019 Leia em 4 minutos

Toda obra é, na verdade, um grande projeto.

Por isso, se o seu objetivo é entregar a melhor obra possível, com o escopo ideal, a máxima qualidade com prazo e custo razoáveis, o gerenciamento de projetos pode ser o seu maior aliado.

Confira por que este conceito pode ser tão útil para a construção civil.

O que é a gestão de projetos?

A gestão de projetos é um conceito multidisciplinar que envolve o planejamento, a coordenação e execução de um determinado projeto, ou seja, é o processo que determina as melhores decisões a serem tomadas para que um projeto tenha o maior sucesso possível.

Uma das principais atribuições de qualquer gestor de projeto é controlar os três pilares fundamentais que todos têm em comum: escopo, prazo e orçamento.

Além disso, ele irá tomar todas as decisões que giram em torno destes conceitos, de modo que eles sejam potencializados e utilizados de forma ideal.

Como isso se aplica na construção civil?

Na construção civil, a gestão de projetos se aplica de maneira ideal.

O gestor irá determinar as atividades que serão feitas, com quais recursos e em qual prazo, de maneira lógica, com o objetivo de aproveitar cada insumo de maneira ideal, que não sacrifique a qualidade do todo.

Veja também: Inovações que estão surgindo na construção civil

Para isso, a gestão lida com todas as etapas da obra, desde o seu planejamento até a sua execução.

O gestor também lida com os diversos fatores de sucesso para a obra, gerindo todas as partes interessadas nela, por exemplo.

As vantagens da gestão de projetos para a construção civil

Essa gestão tão próxima e eficiente traz uma série de consequências positivas para a construção civil.

Primeiramente, a redução de custos.

O gestor não somente irá procurar os materiais mais baratos, mas também garantir que o seu uso seja o ideal.

Além disso, todas as outras ações de gerenciamento contribuem para uma obra mais barata.

Por exemplo, o gestor irá estudar e antecipar possíveis problemas, de modo a reconhecê-los antes que eles se tornem mais prejudiciais ao projeto.

Assim, ele irá garantir que o cronograma vai seguir de acordo com o planejado, evitando possíveis atrasos e retrabalhos.

A comunicação entre todas as partes

Um ponto extremamente importante destacado pelo gestor de projetos é facilitar a comunicação entre todas as partes da obra.

Grande parte dos problemas na construção civil surge por conta de uma falha na comunicação, em que quem executa não tem uma noção plena do escopo e quem contrata não sabe muito bem o que esperar do resultado.

A primeira atribuição do gestor de projetos é gerenciar as interações humanas, garantindo que todos estejam na mesma página e que a expectativa em relação à obra seja plenamente entendida.

A gestão de pessoas se estende especialmente aos profissionais, que devem estar motivados e ter a qualidade esperada para entregar o trabalho da maneira ideal.

No caso da construção civil é primordial ter uma vivência no ambiente de obras, de modo a reconhecer quando são necessárias determinadas ações que irão garantir o rumo do projeto.

Como toda obra é um projeto, um gerenciamento de projetos pode ser essencial para que ela seja ainda mais positiva.

O objetivo não é somente chegar no resultado esperado, mas fazer isso da forma mais eficiente possível.

Quer mais conhecimento sobre a construção civil?

Então confira nossos cursos em destaque!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO