Digital twins: 3 benefícios dessa tecnologia na construção civil

Postado em 04/08/2022 Leia em 3 minutos

fundo marrom, onde aparece um tablet branco e na tela do tablet aparece uma estrutura em realidade aumentada

Em algum momento você já pensou: se tivesse mais um de mim isso não teria acontecido? E se eu te disser que com o avanço da tecnologia, isso se tornou possível? Com a chegada do Digital twins, ou traduzido para “Gêmeos digitais”, o mercado da construção civil ganhou um poderoso aliado.

O que são os Gêmeos digitais?

Digital twins são representações digitais de projetos criados no mundo real, que ao serem coletados através de um scanner 3D ou outros dispositivos, faz uma cópia no mundo virtual, onde se pode criar situações para identificar possíveis falhas e riscos, simular novas edificações e projetos sem que seja preciso testar na prática.

A Petrobrás, por exemplo, utiliza o digital twins  para colaborar na redução de custos operacionais e aumentar a eficiência e segurança das suas obras.

3 benefícios do Digital twins na construção civil

  • Previsão de cenários: Como o digital twins cria um protótipo virtual com a mesma possibilidade de acontecimentos reais, ao utilizar essa tecnologia, você evita que falhas aconteçam, antecipando os danos futuros.
  • Protótipos inexistentes: Com o uso do digital twins, os dados inseridos são coletados dão ideias para te ajudar na construção dos seus projetos. Assim, você nem precisa estar com a obra encaminhada, para saber com ficará o resultado.
  • Economia de recursos: Pelo fato do protótipo ser totalmente simulado no mundo digital, ele identifica os possíveis problemas e imprevistos que uma construção pode gerar, diminuindo os custos e testando o melhor cenário para os objetivos da empresa.

Utilize essa tecnologia na sua obra

É inegável que o futuro digital veio para ficar.  Por isso, é importante que as empresas atualizem cada vez mais seus processos, identifiquem o uso dessa tecnologia como benefício para redução de custos, segurança e antecipação dos processos, para que sua saia na frente no mercado.

Usando essa tecnologia a favor das construções, você terá uma grande vantagem na hora de montar um projeto, pois como esse “gêmeo digital” é um protótipo virtual, as chances de dar errado na hora da construção será bem menor.

Então, sua empresa já está se preparando para competir na era do digital?

__

Navegue em nosso site e fique por dentro dos nossos post, sempre trazemos mais conteúdos que podem te auxiliar e enriquecer seu conhecimento.

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO