Dicas para cuidar das suas ferramentas e deixá-las sempre novas

Postado em 13/02/2018 Leia em 3 minutos

Ferramentas são pensadas para durar muitos anos.

Às vezes são até passadas de pai para filho, porque, de fato, possuem um tempo de vida útil bem longo. Ao menos se forem bem cuidadas.

O problema é que, na correria do dia a dia, a desatenção pode fazer com que não sejam guardadas corretamente ou utilizadas em fins para os quais não foram feitas, sejam guardadas sujas ou úmidas, não sejam levadas à manutenção preventiva, etc.

Aqui vamos mostrar algumas dicas para que suas ferramentas continuem funcionando por muito tempo:

– Limpeza

É muito importante não guardar as ferramentas molhadas, principalmente se forem metálicas, porque esse é o jeito mais fácil de enferrujarem.

Preocupe-se também com a sujeira em forma de poeira, pois, em equipamentos com mecanismos, como tesoura ou alicate, ela pode fazer com que fiquem duros e mais difíceis de usar.

O dano que a sujeira pode causar em equipamentos que dependem de corrente elétrica é ainda pior, pois pode ocasionar um curto-circuito e queimar por dentro.

Em todos esses casos, a solução para a limpeza do material é esfregar a ferramenta com um pano seco.

No caso das ferramentas metálicas, dá para aplicar uma camada de óleo lubrificante, para diminuir o risco da oxidação – mas nunca faça isso em ferramentas elétricas, pois pode causar curto!

– Guardar

É preciso proteger as ferramentas da exposição à chuva, umidade em geral e luz do Sol, que são fatores que acabam diminuindo sua vida útil.

O ideal é ter uma caixa organizadora, porque, além de facilitar a localização do equipamento necessário numa emergência, evita danos que podem ser causados nas próprias peças, por estarem em contato umas com as outras, como riscos.

E procure não guardar em lugares altos, porque, se caírem, podem machucar alguém.

Deixe-as próximas ao solo.

– Desenferrujar

Usar um removedor de ferrugem. Existem muitos tipos, como em pasta, líquido, etc.

Cada um tem as suas particularidades, portanto, antes de comprar ou aplicar, pesquise qual o mais indicado para suas ferramentas e para cada situação.

– Fio de corte

É o caso de facas, serras, machados, etc. Se essas ferramentas perderem o fio ficam inutilizáveis.

Para que isso não aconteça, é preciso mantê-las sempre limpas e lubrificadas.

Você mesmo pode afiá-las com uma pedra de amolar de tempos em tempos e evitar que percam o fio de corte.

– Uso

Só utilize uma ferramenta na função para a qual ela foi criada.

Veja também: Tomada Elétrica: Cuidados para fazer a instalação corretamente

Esta pode ser a dica mais óbvia de todas, mas não é incomum, na pressa, martelar um prego com alicate ou soltar um parafuso com a ponta de uma faca.

Isso pode aumentar as chances de quebra do equipamento, além de causar riscos para quem está usando.

– Manutenção preventiva

Pode ser estranho levar um equipamento para manutenção antes que ele apresente defeito, mas esse procedimento permite que um problema seja descoberto e resolvido antes mesmo que possua um custo maior com a reposição de peças.

Esses são alguns cuidados para garantir muitos anos de funcionamento a seus equipamentos. Agora é só colocar em prática!

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO