Conheça os 6 principais tipos de martelos usados na construção civil

Postado em 14/11/2022 Leia em 4 minutos

Comum em toda construção, reparo ou reforma, o martelo está sempre presente para auxiliar em uma tarefa do dia a dia. Mas você sabia que existe vários modelos no mercado e com diferentes finalidades? 

Pensando nisso, vamos te apresentar os diferentes tipos de martelos e sua principal função. Gostou Então continue lendo este material! 

Dica importante: Dê prioridade sempre ao martelo que tenha o cabo comprido, pois mantem suas mãos longe do ponto de impacto, evitando acidentes.

Martelo estofador 

imagem com fundo branco com um martelo

Tipos de martelos: martelo estofador (foto: Casa das napas)

Tem esse nome pois é bastante utilizado em estofados. Esse tipo de martelo é usado para pregos pequenos e finos, por ter um tamanho menor comparado aos outros, traz mais exatidão para o furo, evitando que o prego entorte.  

Martelo Unha ou Martelo de orelha  

fundo branco com martelo unha deitado

Tipos de martelos: Martelo unha ou martelo orelha (foto: Tábua forte)

Um dos mais utilizados no mercado, o martelo unha ou orelha, tem sua cabeça dividida em duas partes: uma com garras que serve para retirar pregos da parede e outra achatada que serve para fixar os pregos. 

Martelo de pedreiro 

fundo branco com martelo de pedreiro

Tipos de martelos: Martelo de pedreiro (foto: Luvaly)

Esse modelo de martelo é parecido com uma talhadeira, tendo sua principal função para trabalhos com tijolo de alvenaria. 

O lado mais fino da sua cabeça, serve para cortar um tijolo em pedaços sem que seja preciso destruí-lo totalmente. 

Martelo de borracha 

Tipos de martelo: Martelo de borracha ( foto: loja do mecanico)

O martelo de borracha é utilizado para montagem móveis ou aplicação de pisos e cerâmicas. Por ser feito a partir de borracha ou nylon, ajudam a fixar objetos frágeis e delicados sem correr perigo de quebra ou defeito. 

Marreta

imagem com fundo branco com marreta

Tipos de Martelos: Martelo de forja (foto: Reposição online)

Conhecido como martelo de forja ou marreta, esse martelo é recomendado para trabalhos mais pesados onde exijam uma força maior. Por ser composto de uma base de ferro, e um cabo geralmente de madeira, com tamanho maior que os martelos comuns, possibilita um maior impulso, tendo a necessidade de ser manipulado usando as duas mãos. 

 

Martelo de bola 

Tipos de martelos: Martelo de Bola(foto: ferramentas skennedy)

Por conter uma de suas extremidades em formato de bola, essa ferramenta é bastante utilizada para pequenos reparos automotivos e em funilarias.

Cuidados para evitar acidentes com a ferramenta

Para realizar uma atividade usando o martelo com segurança, é indispensável reforçar alguns cuidados para garantir total segurança no trabalho.

  • Utilize equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas e óculos de proteção, para garantir que nada atinja seus olhos ou machuque suas mãos
  • Assegure que a ferramenta não esteja trincada ou com cabo solto e danificado
  • Verifique se o martelo utilizado é o ideal para a atividade realizada
  • Guarde o martelo no lugar adequado quando não estiver utilizando para preservar sua vida útil. Evite guarda-lo em lugares altos e sem proteção

__

Entender para que serve cada tipo de martelo, te ajuda economizar tempo e dor de cabeça na hora de realizar uma atividade de reparo e reforma. No Instituto da Construção os cursos de Pedreiro Completo, Pedreiro assentador, Pedreiro azulejistas, Mestre de obras, instalador de piso vinílico e laminado, Reparos e reformas entre outros, vai te ensinar na prática as ferramentas utilizadas na construção civil e sua finalidade. 

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO