Conheça a calçada de plástico que colhe energia do sol

Postado em 27/04/2017 Leia em 3 minutos

Projeto faz parte de iniciativas que buscam construir cidades mais sustentáveis. Sistemas de geração de energia solar fotovoltaica têm sido produzidos há cerca de trinta anos no mundo todo. No entanto, as iniciativas não param de se modernizar e se tornar mais eficientes.

Uma das novidades que têm chamado atenção e ganhado espaço em diversas cidades do mundo é a calçada de plástico reciclado, que consegue captar e gerar energia a partir do sol.

Do que é feita a calçada de plástico reciclado?

Diversos projetos de calçadas e pavimentos que consigam gerar energia solar fotovoltaica têm sido desenvolvidos, experimentados e patenteados ao redor do mundo. Uma empresa startup húngara desenvolveu um tipo de calçada cujo sistema de captação e geração funciona a partir de uma célula fotossensível de silício monocristalino.

Essa célula é encapsulada por vidro temperado e plástico reciclado, que garante que a estrutura pode ser usada como pavimento para calçadas sem ser danificada pelo uso diário.

Como funciona este projeto?

No caso do projeto descrito acima, um dos diferenciais está na forma de instalação e funcionamento. O projeto se mostra extremamente prático e viável pois não exige cabeamento interno ou subterrâneo para funcionar. Com a adesão das minúsculas células umas às outras, já se forma um circuito capaz de transmitir a energia gerada para transformadores e para a armazenagem.

Extremamente pequenas, as células fotovoltaicas da calçada de plástico reciclado se unem como blocos de peças Lego, dispensando o uso de cabos para ligação e transmissão de dados e energia. A expectativa é que o sistema utilizado nas calçadas de plástico reciclado consigam gerar até 160W por metro quadrado.

A empresa que desenvolveu o projeto afirma lucrar consideravelmente com sua venda, e que novos tipos de calçamento desta espécie devem ser desenvolvidos. A calçada de plástico reciclado está disponível também em três cores: lavanda, verde e vermelho, mostrando também preocupação estética com a construção do projeto para cidades mais sustentáveis e modernas.

Sustentabilidade, inovação e economia

Um dos propósitos da calçada de plástico reciclado que gera energia solar fotovoltaica é alimentar sistemas de baixo consumo de energia. Uma das estruturas mais cotadas para este uso é a própria iluminação pública. Pode parecer que os postes tenham um gasto insignificante, mas o custo deles está mensalmente na fatura da conta de luz.

Veja também: Sustentabilidade na construção civil: um futuro promissor!

Além da energia solar, um dos novos projetos da mesma empresa para investimentos futuros e que já está sendo desenvolvido também é ousado: uma calçada de plástico reciclado que consiga gerar energia através dos passos dos pedestres.

Conclusão

A energia gerada através do sol já tem conquistado seu lugar no mercado de geração de eletricidade como uma alternativa limpa e extremamente viável.

Em 2016, estatisticamente, a geração de energia através de sistemas solares se tornou, inclusive, mais barata do que a energia produzida nas hidrelétricas, mostrando que a tendência é, cada vez mais, o uso de fontes limpas de energia no nosso dia a dia.

Quer aprender sobre as novidades da construção civil e se tornar um profissional qualificado? Confira os Cursos do Instituto da Construção e tenha o diferencial que faltava para sua carreira profissional deslanchar ↓↓

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO