Como conseguir sucesso e estabilidade financeira?

Postado em 15/12/2016 Leia em 4 minutos

A falta de disciplina com as finanças é uma das maiores causas do fracasso – e da frustração nos negócios. Você pode atingir o sucesso e estabilidade financeira rapidamente, mas, se não souber mantê-lo, rapidamente perderá tudo que ganhou.

A receita para o sucesso e estabilidade financeira é simples. Devemos poupar nosso dinheiro e evitar fazer dívidas. Também é necessário ter fundos para garantir a segurança.

Mas tudo isso só é possível se tivermos os hábitos certos.

Nesse artigo você saberá quais são esses hábitos que garantirão o êxito financeiro e a segurança do patrimônio.

Guarde dinheiro sempre

É o hábito mais óbvio, e também o mais importante para alcançar o sucesso e estabilidade financeira. Mais do que isso, poupar sempre deve ser uma prioridade. Transforme isso num hábito enraizado na sua mente, de modo que o faça automaticamente todos os meses.

Você pode pensar que não sobra muito para guardar, mas isso não importa. É melhor guardar pouco mensalmente do que nada nunca. Lembre-se que ao cortar gastos superficiais você terá mais dinheiro.

Para ajudá-lo nesta missão, confira o Checklist: o que fazer para ganhar mais dinheiro com o seu negócio.

Crie um fundo de emergência

Não é possível saber quando o computador irá estragar. E quando estraga, usamos um dinheiro que seria usado em outro fim. O fundo de emergência serve para lhe salvar nesse momento, pois você não precisará usar dinheiro da sua renda mensal.

O fundo de reserva também é importante para quem fica sem emprego. Até achar outro emprego, por exemplo, é possível utilizar esse dinheiro para a subsistência. Por isso, é ideal guardar um valor 6 vezes superior ao seu gasto mensal.

Crie metas

É difícil andar rumo ao nosso objetivo sem ter metas estabelecidas e um plano de ação para alcançá-las. Escreva seus objetivos, tanto os menores e mais alcançáveis quanto os maiores e distantes. Depois, desenvolva passos de curto prazo para atingi-los.

Quando cumprir uma meta, comemore de alguma forma. Isso deixará você motivado para atingir a próxima. Dê a você mesmo um presente equivalente ao nível de dificuldade da meta alcançada.

Conheça seus gastos

Para ter sucesso e estabilidade financeira você deve saber como está gastando seu dinheiro atualmente. Não é difícil descobrir isso, basta anotar todos os gastos que você fizer durante o mês.

Escreva em uma planilha desde o valor do café que tomou na esquina até o valor do aluguel ou da prestação do carro. Depois, analise sua forma de gastar e veja como você poderá poupar no próximo mês.

Se mesmo assim ainda tiver dificuldades, saiba o que pode estar prejudicando o aumento dos seus ganhos financeiros.

Pague suas dívidas

Você precisa quitar todas as dívidas que possui. Faça uma lista com todos os débitos, e organize do maior valor de juros para o menor. Concentre-se no topo da lista, e só parta para a segunda dívida quando quitar totalmente a primeira.

Ao fim de cada dívida, comemore.

Depois de pagar a conta com o segundo juro mais alto, vá para a terceira, e siga assim até pagar tudo. Isso pode levar alguns anos, mas se você busca sucesso e estabilidade financeira, tem que mudar seus hábitos para chegar lá.

Conclusão

Qualquer pessoa pode conquistar sucesso e estabilidade financeira, independentemente de onde trabalha ou mora. Para isso basta adotar os hábitos corretos e seguir em frente com foco.

Portanto, é preciso poupar dinheiro, evitar gastos supérfluos e ter um fundo de emergência. Pode ser parecer difícil adotar esses hábitos, mas vale a pena insistir neles.

Se você quer aprender a fazer seus próprios reparos domésticos, e economizar dinheiro, confira o mini curso grátis ↓↓↓

[Curso Grátis] Manutenção e Reparos Domésticos

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO