Como calcular a quantidade de cimento para fazer reboco

Postado em 17/05/2022 Leia em 3 minutos

imagem onde aparece no fundo uma parede branca meio pintada de cimento, e em primeiro plano aparece um balde sujo de cimento com umas espátulas

Como medir a quantidade de cimento que devo comprar para construir uma casa?

Calcular a quantidade de sacos de cimento que serão utilizados em uma obra parece ser uma tarefa difícil, mas na verdade não é.

Pensando nisso, mostraremos neste post as formas de realizar o cálculo correto de cimento para uma obra que podem te auxiliar nessa etapa. Confira!

A importância do cálculo antecipado

A quantidade de material, especialmente o cimento, que será gasto na obra é um fator muito importante que merece atenção. Caso a soma seja feita de maneira errada você pode ter excesso ou falta de material e, nesses dois casos, é prejuízo na certa.

A falta de material também pode gerar outras despesas como o baixo rendimento dos pedreiros por terem de interromper suas tarefas e aguardar até a chegada dos insumos. É importante lembrar que as negociações de quantidades são melhores: você consegue mais desconto e ainda economiza no frete.

Exemplo de como calcular a quantidade de cimento no reboco

Para calcular a quantidade de cimento, primeiramente deve-se levar em conta as instruções do fabricante. A proporção mais comum é: uma medida de cimento para três de areia peneirada ou seja, um traço 1:3, ou 25% do volume em cimento.

O próximo passo é saber a quantidade de material por metro quadrado. Para esse exemplo vamos definir a espessura do reboco em 1,5cm, ou seja, 0,015 metros. Então a conta é 1(m²) x 0,015 (espessura) = 0,015m³.

Agora é saber o total que será usado na obra. Para esse exemplo vamos usar a quantidade por m² vezes a medida de 80m², considerando que será feito o reboco de uma parede: 0,015 x 80m² = 1,2m³ de argamassa. Utilizando a proporção, 25% de 1,2m³ =  0,3m³ de cimento. Considerando que 1 metro cúbico (m³) equivale a 1000 litros, 0,3m³ (metros cúbicos) equivalem ao volume de 300 litros.

Para descobrir quantidade de sacos de cimento que serão utilizados a conta é: cada saco (50kg), correspondente a aproximadamente 38 litros, vamos dividir 300l por 38litros/saco = 7,9 sacos. Isso significa que para cobrir 80m² de parede, serão necessários 8 sacos de cimento.

De forma parecida será o cálculo da areia. Sabemos que 25% do material é cimento, que já calculamos, e o que resta, ou seja, 75% é areia. Então vamos utilizar 1,2 metros cúbicos (calculados anteriormente) x 75% = 0,9m³ ou 900 litros, ou seja, 23,6 latas.

Como nosso objetivo é o cálculo da quantidade de cimento para orçamento da obra não iremos calcular a quantidade de água agora.

Conclusão

Utilizando esse cálculo antes de realizar a compra dos matérias para a sua obra, você estará poupando tempo e dinheiro, se antecipando caso falte ou sobre cimento na hora da construção.

Lembrando que como o cimento não é um produto que pode ser guardado por muito tempo, aconselhamos que a compra seja feita de no mínimo 15 em 15 dias conforme à sua necessidade.

 

Foto onde mostra um pedreiro com uma parte verde escrito o nome do curso de pedreiro+ azulejista

Veja também: Curso de pedreiro completo

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO