Chave Phillips: Tudo que você precisa saber

Postado em 20/02/2018 Leia em 4 minutos

Entenda o que é e porque você precisa ter uma chave Phillips em casa.

Algumas ferramentas são tão práticas e executam tantas funções que estão naquele seleto grupo de acessórios que você precisa ter em casa.

Alicates universais e martelos, são algumas das principais, mas há várias outras. E, entre elas, está a chave Phillips.

Ela não é tão conhecida como a mais famosa da categoria, a chave de fenda – a diferença visual está na ponta de cada uma delas –, mas serve para inúmeras situações.

Neste artigo trazemos as características da chave Phillips e tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta fundamental.

– Modelos variados

Para diferentes parafusos, uma chave Philips. Esta ferramenta apresenta inúmeros tamanhos, variando menos no formato, para se adequar a cada situação do cotidiano.

Desde as mais técnicas, utilizadas por profissionais e, consequentemente, com maior valor, até as mais baratas e comuns, que podemos encontrar em inúmeras caixas de ferramentas, cada formato contribuirá para que você possa fazer os serviços de forma autônoma.

A dica é ter ao menos três – pequena, média e grande – na sua casa.

– Fácil manuseio

Outra característica importante da chave Phillips é sua maneira de ser manuseada.

Por exemplo: se você precisa parafusar, selecione a ferramenta adequada para o parafuso e coloque a cabeça da chave na ponta do parafuso.

Veja também: Vai usar a furadeira? Saiba como detectar encanamentos e fiações, e evite acidentes

Girando em sentido horário e exercendo força (para baixo, em sentido vertical, e para dentro, em sentido horizontal), vá fazendo movimentos horários.

Pronto: seu parafuso estará colocado. Na outra ponta, caso deseje desparafusar, o processo é semelhante: no objeto que está parafusado em determinado material, coloque a chave e gire, mas sem forçar para baixo/lado, no sentido anti-horário.

– Quando utilizar

Em inúmeras situações. A principal delas, como descrito acima, é parafusar e desparafusar.

Mas, engana-se quem acha que isto é ‘muito pouco’: há inúmeros objetos que contam com os parafusos de fenda cruzada.

Na sua própria casa, você percebe isso – desde o computador, passando pela geladeira e chegando às prateleiras, móveis e para várias outras situações, a chave Phillips se fará necessária para serviços domésticos – por isso, tenha alguns modelos para fazer o trabalho por si só.

– Atenção para alguns casos

Determinados acontecimentos podem fazer com que a chave Phillips não execute a sua função. Mas, o problema muitas vezes não é da ferramenta.

Parafusos ‘espanados’, ou seja, com a fenda cruzada corrompida por ferrugem ou ação do tempo, podem ser difíceis de tirar por não terem a aderência necessária.

Assim, óleos especiais contribuem na situação, facilitando a retirada.

Também precisam ser guardadas dentro da sua caixa de ferramentas com cuidado, sempre passando por limpeza para que não enferrujem com o constante uso.

Você pode gostar: Dicas para cuidar das suas ferramentas e deixá-las sempre novas

Com estas dicas, ela será uma verdadeira aliada na sua casa.

Chave Phillips: você precisa ter na sua casa

Conhecendo tudo o que você precisa saber sobre a chave Phillips é a hora de comprar, como dito acima, três modelos que te ajudarão em todos os casos.

Com ajuda deste site, fica mais fácil saber qual a função de cada ferramenta para compor sua caixa de equipamentos.

Assim, da chave Phillips aos outros componentes, os serviços podem ser feitos por você mesmo, que pode aprender tudo isso e muito mais através de um curso de capacitação profissional. 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO