A importância da limpeza do ar condicionado para evitar doenças respiratórias

Postado em 03/02/2023 Leia em 4 minutos

Imagem com fundo branco com um chapeu de contrução civil amarelo na frente

No verão, é comum deixarmos o ar condicionado ligado durante o dia e a noite, para se refrescarmos nos dias quentes. Por isso, quanto maior o tempo de duração do equipamento ligado, menor será o prazo para limpeza e manutenção do aparelho.  

Com o grande acúmulo de poeira no interior do ar, ácaros e fungos podem se reproduzir rapidamente, aumentando os riscos de doenças respiratórias, principalmente para quem já tem algum tipo de alergia. 

Doenças que podem ser ocasionadas pelo ar condicionado sujo 

O ar no equipamento sujo pode causar ressecamento do muco pulmonar e da mucosa nasal, que são responsáveis pela filtragem das impurezas. Então, com as mucosas ressecadas, o risco de infecções aumenta.  

Doenças respiratórias como: Asma, rinite alérgica, amigdalite e pneumonia, são inflamações que podem ser causadas principalmente quando uma pessoa está em um ambiente com a presença de poeira, ácaros, fungos e bactérias que encontram no ar condicionado sujo, um ambiente ideal para sua reprodução. 

Quando é necessário fazer a limpeza do ar condicionado? 

A limpeza do ar condicionado deve ser realizada de acordo com seu uso. Quanto maior for sua utilização, menor deve ser o prazo para a limpeza do filtro.  A manutenção do equipamento pode ser feita de duas formas:

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é extremamente importante para preservar a vida útil do equipamento, e garantir o bom funcionamento do aparelho. É uma boa maneira de se antecipar evitando gastos futuros com reparos e correções não programadas. 

  1. Verificação de vazamentos: Antes de iniciar a manutenção, verifique a existência de vazamentos no equipamento, pois isso pode causar danos ao seu funcionamento.
  2. Limpeza do filtro: Remova o filtro e lave-o com água morna e sabão neutro. Se ele estiver danificado, é necessário trocá-lo por um novo.
  3. Limpeza do evaporador: Use uma escova ou aspirador para remover o pó e a sujeira acumulados no evaporador. É importante mantê-lo limpo para garantir a eficiência da refrigeração.
  4. Verificação do condensador: Verifique se o condensador está limpo e livre de obstruções, pois isso pode prejudicar a sua capacidade de resfriar o ar.
  5. Verificação da pressão do gás: Verifique a pressão do gás refrigerante e verifique se ela está de acordo com as especificações do fabricante.
  6. Verificação do sistema elétrico: Verifique se todos os fios estão bem conectados e se não há sinais de danificação. Verifique também se há fiações soltas ou desgastadas.
  7. Lubrificação: Lubrifique os componentes móveis do equipamento para garantir seu correto funcionamento.
  8. Teste do funcionamento: Depois de concluir todas as verificações e limpezas, ligue o equipamento e verifique se está funcionando corretamente.

Manutenção corretiva 

A manutenção corretiva ocorre quando já existe uma falha ou pane no aparelho. Sendo necessário o reparo, troca da peça ou até do aparelho. É considerada o tipo de manutenção mais cara, levando mais tempo para correção. 

A importância da manutenção do equipamento

 Para que o aparelho continue com um ótimo desempenho e você com sua saúde sempre em dia, é importante se atentar a limpeza do ambiente e do equipamento. Atente-se as instruções de uso do manual do fabricante. Pois cada modelo de ar condicionado, tem especificidade diferente. 

Caso deseje economizar dinheiro, recorrendo sempre a assistências e profissionais especializados. Faça o curso de Instalação e Manutenção de Ar condicionado slipt+NR35 do Instituto da Construção. Aqui você além de aprender a fazer limpezas e reparos de maneira autônoma, você se torna um profissional qualificado, pronto para ingressar no mercado de trabalho, com certificado válido em todo Brasil. 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO