Os diferentes tipos de cimento

Postado em 22/01/2021 Leia em 2 minutos

Você sabia que existem diferentes tipos de cimento? Vamos saber mais um pouco sobre o assunto.

Leia também: Confira Dicas de Manutenção de Ar-condicionado Split

Os diferentes tipos de cimento

CP-I: Conhecido como cimento comum, é considerado o mais puro que existe por não possui aditivos, além do gesso que serve para retardar seu endurecimento.

CP-II: Do tipo composto, este cimento possui aditivos que alteram sua hidratação e aumentam a resistência a sulfatos do solo.

CP-III: com escória de alto-forno (subproduto da indústria siderúrgica), possui alta impermeabilidade e durabilidade. Usado especialmente em obras de grandes dimensões como barragens, pilares de pontes, pistas de aeroportos e obras submersas.

CP-IV: com adição de material pozolânico, oferece estabilidade, pouca porosidade e resistência a ação da água do mar e esgotos.

CP-Branco: Com alta impermeabilidade e durabilidade, geralmente possui a cor branca e apresenta baixa resistência aos agentes agressivos, não recomendado para ser usado em obras expostas à água do mar e esgoto.

CP-BC: cimento com baixo calor de hidratação, com alta durabilidade é resistente a altas temperaturas evita o aparecimento de fissuras causadas por altas temperaturas.⠀

Saiba mais no IC

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO