12 Dicas para escolher a cor ideal para sua casa

Postado em 10/08/2022 Leia em 4 minutos

foto com fundo branco onde aparece varias cores escorrendo pela parede

Com a grande variedade de cores para pinturas de paredes presentes no mercado, ficamos cada vez mais na dúvida de qual é a cor ideal para tornar o ambiente mais harmônico.

A cor que você escolher para a parede pode influenciar no resultado do ambiente. Se seu intuito é manter o ambiente mais leve ou mais dramático, existe uma cor ideal para te ajudar nisso.

Qual tinta utilizar

1. Observe o ambiente

Antes de decidir qual tinta será usada para pintar o cômodo, analise o ambiente. Quais são as cores dos móveis? Quais são os objetos de decoração que compõem aquele ambiente? Isso vai te ajudar a entender melhor qual o estilo que sua casa transmite e qual o estilo que você deseja passar.

2-Busque referências

Buscar inspirações antes de comprar a tinta, vai te ajudar a evitar arrependimentos e gastos desnecessários. O Pinterest é uma rede social muito utilizada para buscar inspirações de ambientes. Por isso, procure referências de locais onde possa buscar sugestões.

3- Dê prioridade as cores favoritas

É horrível a sensação de chegar em casa e olhar para uma parede pintada de uma cor que não agrada somente por estar na moda. Então, antes de escolher qual tinta será utilizada, converse com os moradores da casa sobre quais as cores podem ser escolhidas e quais serão descartadas.

4- Atente-se ao significado das cores

Você tem dificuldades para dormir e deseja pintar o seu quarto de uma cor que transmita tranquilidade? Com certeza cores quentes como laranja, vermelho ou roxo não são a melhor opção. É importante que se observe qual a finalidade daquele ambiente e qual cor orna com a temática. No site da Coral traz dicas sobre o que cada cor significa na hora de pintar o quarto.

5- Utilize um círculo cromático

O círculo cromático pode te ajudar a escolher a melhor combinação de cores. Utilizando o círculo, vai ser mais fácil você identificar quais cores combinam e quais são opostas.

6-Observe a iluminação

A depender que qual lâmpada é utilizada no ambiente, as cores podem atuar de maneira diferente. Isso ocorre, porque as lâmpadas brancas tendem a clarear e esfriar as tonalidades, enquanto as amarelas esquentam e intensificam as cores.

7-Localização do imóvel

Considere onde seu imóvel está inserido na hora de escolher a cor ideal. O imóvel fica próximo da natureza? É no campo ou na cidade? Tudo isso deve influenciar na decisão.

8-Simule a pintura

Alguns aplicativos como o da Suvinil te ajudam a simular como ficará o ambiente com a cor selecionada. Basta você fotografar a parede que será pintada, e ele te ajuda a escolher a melhor combinação. Assim, você tem uma ideia de como ficará o resultado.

9-Defina o espaço a ser pintado

Defina qual área será pintada. É indicado começar por um espeço menor ou apenas uma parede, pois caso não goste do resultado, evitará desgaste de tempo.

10-Invista na tinta correta

Existem várias opções de tintas como a tinta acrílica, tinta látex, esmalte sintético, epóxi, para atender a cada necessidade específica. Por isso, considere qual a textura e acabamento é a mais adequada para o tipo de ambiente e superfície da casa.

11- Limpeza e manutenção

É importante considerar a facilidade da limpeza e manutenção da tinta. Cores claras, são mais fáceis de demostrar sujeiras e manchas. Nesse caso, o ideal é deixá-las para locais de menor exposição. Já as mais escuras refletem menos a sujeira, sendo mais fácil a limpeza e manutenção.

12-Contrate um pintor

Esse profissional conta com todo o conhecimento, técnica e ferramentas necessárias para garantir que a pintura tenha um excelente acabamento.

 

Já escolheu a cor ideal para pintar sua casa, mas não sabe como colocar a mão-na-massa? O curso de Pintor de obras do instituto da construção além de te ensinar a fazer uma pintura perfeita, vai te ensinar técnicas de decorações e texturas para você se tornar um profissional qualificado para atuar maneira autônoma ou como um profissional da construção civil.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO