Saiba quais são as funções dos profissionais que atuam no canteiro de obras

Postado em 08/02/2018 Leia em 4 minutos

Um canteiro de obras é como um organismo vivo, em que cada profissional tem uma função específica para que o sistema funcione de forma orgânica.

Essa é uma lógica comum a diversos ambientes profissionais, mas, no caso da construção civil, o entrosamento entre os trabalhadores é imprescindível para que o projeto alcance sucesso.

Não importa se é a construção de um arranha-céu ou a reforma de um banheiro, cada pessoa envolvida tem um propósito.

Vamos começar falando dos profissionais da arquitetura e engenharia, funções complementares que fazem o acompanhamento de todo o projeto, unindo arte, praticidade e eficiência aos esforços dos trabalhadores na edificação.

Arquiteto

No caso do ARQUITETO, é ele quem faz o conceito e as plantas, dando o pontapé inicial para que o trabalho comece.

Esse profissional é, normalmente, o principal contato do cliente com a obra, por isso deve ser alguém de confiança e hábil em entender a vontade do cliente e os objetivos do projeto.

Engenheiro civil

O ENGENHEIRO CIVIL, ou corpo de engenheiros de diferentes especialidades (no caso de obras mais robustas), atua como executor dos projetos desenvolvidos pelo arquiteto, além de realizar vários projetos técnicos, como o estrutural, elétrico, hidro-sanitário, entre outros.

O engenheiro cuida de todo o projeto, da fundação à conclusão da obra, orienta e fiscaliza o processo e os demais trabalhadores.

Mestre de Obras e Encarregado

Passando para a parte efetiva da construção, temos o MESTRE DE OBRAS, uma espécie de gerente do projeto.

Esse profissional tem conhecimento de todas as áreas da obra e atua sob orientação direta dos engenheiros, organizando e controlando os demais trabalhadores, prazos e materiais para que tudo seja construído (ou demolido) do jeito e no prazo certo.

Veja também: Significados das cores dos capacetes na construção civil

O auxiliar desse último é chamado de ENCARREGADO, uma figura comum em canteiros de obras.

Pedreiro e Servente

O PEDREIRO é um dos profissionais mais importantes e em maior número na obra, pois é ele quem põe a mão na massa, prepara os materiais, constrói as estruturas e cuida do acabamento comum.

O SERVENTE DE PEDREIRO também atua na construção propriamente dita, sendo uma espécie de auxiliar de todos os profissionais da obra, realizando trabalhos menos especializados como o transporte de materiais e a limpeza do canteiro.

Carpinteiro e Armador

Ainda na parte prática da obra, temos também profissionais que atuam de forma mais especializada.

O CARPINTEIRO, por exemplo, é quem prepara as estruturas de madeira pertencentes à obra, como andaimes e vigas, enquanto o ARMADOR cuida do corte e dobra dos ferros estruturais.

Eletricista e Encanador

Mais conhecidos nesta categoria são o ELETRICISTA e o ENCANADOR, operários responsáveis pelas ligações e instalações de energia elétrica, água e esgoto, tanto do canteiro quanto do projeto.

Você pode gostar: Saiba mais sobre as normas da ABNT para a Construção Civil

O eletricista e o encanador também são responsáveis por componentes de acabamento relativos às suas especialidades, como a instalação de interruptores e a instalação de pias.

Conclusão

Outros profissionais do ramo são os pintores e telhadistas, mas aqui focamos em alguns dos principais tipos atuantes responsáveis pela infraestrutura de um estabelecimento.

Essa descrição de ocupações é baseada no método construtivo brasileiro e pode variar dependendo das técnicas e materiais empregados.

O Instituto da Construção oferece dezenas de cursos de capacitação profissional, para você que quer se especializar na construção civil e construir uma carreira de sucesso.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO