A verdade que ninguém contou a você sobre crescimento no trabalho

Postado em 08/11/2016 Leia em 3 minutos

Quando estamos em busca de um trabalho ou iniciamos um novo estamos sempre em dúvida se nossas ações estão corretas e de acordo com o que o empregador deseja. A insegurança é normal, faz parte do processo de adaptação e em breve você saberá exatamente o que irão te exigir.

Mas afinal o que os empregadores querem?

Primeiramente não adianta buscar a fórmula perfeita e secreta, pois ela não existe. Cada um irá exigir com mais intensidade uma aptidão ou característica e você pode dominar as mais comuns e lógicas, independente da área em que atue.

Comunique-se e invista na inteligência

Os recrutadores valorizam quem possui boa comunicação interpessoal e expressão. Isso inclui saber transmitir ideias e informações com clareza e se relacionar bem com os colegas de trabalho. É mais fácil interagir e compreender as necessidades de quem consegue se comunicar melhor, por isso invista nessa área.

Outro fator é a inteligência. Para além de um QI alto, se espera que a pessoa saiba resolver problemas complexos no ambiente no trabalho, se planejar, ser multitarefas e questionador.

Ética, honestidade e pontualidade

Cada profissão e cada empresa têm princípios éticos que a regem. As regras da instituição precisam ser respeitadas à risca, desde ações até horários de almoço, intervalos, entrada e saída.

Os empregadores buscam profissionais que cumpram com ela, sejam honestos em suas ações (e quando erram) bem como pontuais quanto às suas atividades. A responsabilidade é crucial para manutenção de um bom trabalho.

Trabalho em equipe

As empresas gostam de pessoas que trabalham de fato em equipe. O espírito de união e de que um poderá auxiliar o outro em prol de uma ação é bem visto e precisa ser trabalhado.

Ninguém faz nada sozinho e se isolar não é o caminho. Além disso, em tempos de crise, a proatividade e flexibilidade dos horários de trabalho são de grande valia.

Pense em seu plano de carreira

Um plano de carreira estruturado é importante para crescer. Por isso analise o que a empresa tem a oferecer, quais as possibilidades de ascensão de cargos. Sem focar apenas nisso, você terá um estímulo para melhorar e subir de cargo. Apesar do esforço para se encaixar na sua colocação você também deve pensar em seu futuro.

Se não for nessa empresa, poderá ser em outra, mas já em cargos mais altos. O desenvolvimento pessoal também precisa ser pensado por você para que não se prenda nas aptidões necessárias apenas a uma colocação.

Qualificação e estar em movimento

Outro ponto valorizado é o fato do profissional estar constantemente se atualizando. Dessa maneira a empresa saberá que você levará mais conhecimento para dentro dela. Além disso, continuar aprendendo concede uma vantagem que ninguém poderá tirar de você. Por isso participe dos eventos promovidos pela empresa e fora dela, realize cursos online e cursos para se especializar.

Na área da construção civil o Instituto da Construção possui mais de 10 qualificações para serem realizadas em horários flexíveis. Assim é possível ter uma qualificação profissional com qualidade e certificação na sua área. Invista em seu conhecimento e conquiste os recrutadores.

Faça o download do ebook abaixo, aumente suas chances de crescimento profissional e tenha sucesso em sua carreira ↓↓

Como crescer profissionalmente e construir uma carreira de sucesso

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO