Vai contratar um pedreiro para a sua obra? Confira essas dicas

Postado em 19/09/2019 Leia em 4 minutos

Vai construir ou reformar? Não tem ideia de onde encontrar um pedreiro ou do que levar em consideração na hora de contratar o profissional responsável pela sua obra?

Então você está no lugar e no momento certo.

Mesmo que você tenha em mãos o melhor projeto, é o pedreiro quem vai executá-lo e, por isso, fazer uma boa escolha na hora de contratar essa mão de obra é fundamental para que a construção fique do jeito que você sonhou.

A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar na hora de contratar um pedreiro. Confira:

Busque por indicações e referências

É muito importante se certificar de que o profissional que você está contratando é realmente capacitado para entregar os serviços que você precisa.

Também é interessante saber se esse pedreiro é honesto, cumpre prazos, tem boa capacidade para lidar com os imprevistos — que são inevitáveis em qualquer obra — e por aí vai.

Uma boa maneira de fazer isso é pedindo indicações de profissionais para seus amigos e conhecidos.

Descubra por que a profissão de pedreiro assentador é uma ótima escolha nos dias atuais

Se isso não for possível, pode ser uma boa ideia checar onde esse profissional se capacitou ou pedir referências de ex-contratantes.

Nunca contrate o primeiro pedreiro que aparecer na sua frente. É melhor segurar a pressa e pesquisar um pouco do que ter dor de cabeça lá na frente.

Detalhe os serviços que serão prestados

Os pedreiros costumam cobrar por diária ou por metro quadrado de obra, mas é necessário que você saiba antes e deixe acertado o que está incluso nesse valor.

Isso ajuda a evitar a maioria dos conflitos comuns entre contratante e contratado.

É preciso conversar com o profissional escolhido sobre as suas expectativas e, se possível, fazer um contrato detalhando tudo isso.

Essa é a hora de acertar, por exemplo, se a instalação da parte elétrica e a instalação dos canos e tubulações estão incluídas no preço passado pelo pedreiro ou se será necessário contratar outros profissionais para executar esses serviços.

Defina junto com ele sobre o material de construção

Uma coisa muito comum em obras é o desperdício de material de construção, o que acaba encarecendo todo o processo.

Isso acontece, muitas vezes, porque falta conversa entre o pedreiro e o contratante.

Escolha um profissional que tenha noção sobre as quantidades de cada coisa ao longo do serviço e procure detalhar tudo o que precisará comprar antes de iniciar a obra.

É claro que, mesmo assim, haverá imprevistos, mas você pode diminuí-los.

Veja também: Conheça os principais problemas de uma reforma, e saiba como evitá-los

Um profissional qualificado costuma aprender sobre isso e, inclusive, também ter conhecimentos sobre o descarte adequado do lixo, outra questão que pode virar um problema nas obras.

Mantenha contato e acompanhe de perto

Por fim, depois de escolher um pedreiro no qual você confie e combinar tudo nos mínimos detalhes com ele, você precisa acompanhar de perto a obra.

Mesmo que você não entenda nada de construções, pergunte sobre os processos e quanto tempo cada coisa vai demorar.

E cobre resultados para que tudo saia como você planejou.

Está buscando referências e gostou deste conteúdo? Acesse outros textos do nosso blog.

Busca por capacitação profissional?

O Instituto da Construção é pioneiro no segmento de educação para construção e já formou mais de 60.000 alunos.Temos um curso de pedreiro completo com aulas teóricas e muitas aulas práticas, onde o aluno realmente aprende colocando a mão na massa.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO