Saiba como a tecnologia está contribuindo no setor da construção civil

Postado em 26/09/2019 Leia em 4 minutos

O uso da tecnologia já vem impactando diversas áreas por meio da transformação digital, inclusive o setor da construção civil.

Vale lembrar que esta é uma das maiores indústrias do mundo, bem como uma das áreas que mais gera empregos.

A tecnologia na construção civil vem trazendo eficiência e mais produtividade para o setor, além de contribuir com a gestão de tempo, matéria-prima e mão de obra.

Por que a tecnologia é importante para o setor?

A construção civil influencia e é influenciada pela economia do país.

Por isso, em tempos difíceis, a tecnologia pode abrir novas portas para o setor.

Todas as etapas são beneficiadas com a inovação, desde o planejamento do projeto e do orçamento até a execução das obras, acelerando o processo e gerando até mesmo menos desperdícios de recursos humanos, matéria-prima e equipamentos.

Além de produzir menos resíduos e causar menor impacto ambiental, isso também provoca efeitos no controle de qualidade e na especificação da mão de obra.

Como a tecnologia é utilizada na construção civil?

Inovações tecnológicas podem ser aplicadas por meio do uso de softwares que permitem visualizar a obra em 3D, incluindo detalhes mínimos.

Isso ajuda a ter uma visão mais detalhada do todo e a evitar imprevistos durante a execução.

Planejamento

Com softwares como o CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing), também é possível fazer cálculos estruturais, simulações das partes interna e externa da obra, efeitos de calor entre outras aplicações úteis.

Nesta etapa, você também pode criar ambientes decorados de forma virtual de acordo com as escolhas dos seus clientes e visualizar, em detalhe, como a obra ficará quando for finalizada.

Gestão

A gestão do tempo é um desafio para qualquer setor, mais ainda quando se fala em obras e cronograma.

Por meio de aplicativos de Big Data, o engenheiro responsável tem acesso a um controle minucioso de todas as etapas da obra em um só lugar.

Assim, fica mais fácil coordenar o fluxo com fornecedores para entrega de materiais e insumos, além de alocar a mão de obra adequada para cada etapa.

Execução

Nesta etapa, a tecnologia ajuda a evitar retrabalhos com a adoção de equipamentos mais modernos e mais seguros, como nivelador a laser, guincho computadorizado e sensores (tecnologia IoT, de Internet das Coisas) a fim de evitar acidentes no canteiro de obras.

Sem contar a tecnologia que usa imagens georreferenciadas com drones ou scanners para mapear o terreno que receberá a obra.

Tudo isso impacta diretamente na produtividade, deixando o tempo e a eficiência a seu favor.

Conheça as principais vantagens

Até aqui, você já viu alguns benefícios, como a gestão melhorada do tempo, o aumento em larga escala da produtividade e a redução dos impactos para o meio ambiente.

A inovação também traz melhorias na qualidade da produção.

A matéria-prima passa a ser padronizada e os maquinários são mais modernos.

A escolha de materiais inovadores e o investimento em capacitação ajudam a acelerar o andamento da obra.

Veja também: Inteligência Artificial: Saiba como essa inovação tecnológica pode ser aplicada no setor civil

Um dos maiores ganhos é com a mobilidade, já que todos os envolvidos no projeto têm acesso aos dados, atualizados em tempo real e acessados via smartphones.

Dessa forma, problemas podem ser evitados e custos podem ser reduzidos, transformando o setor em uma fonte importante para girar a economia do país.

Quer saber mais sobre o tema e outros assuntos relacionados à construção civil?

Navegue em nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no setor da construção civil.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO