Sustentabilidade na construção civil: um futuro promissor!

Postado em 23/03/2017 Leia em 4 minutos

Entulhos sem fim, material desperdiçado ou produzidos com grande impacto ambiental. Fatores assim estão ficando para trás com o crescimento da consciência sustentável, inclusive aplicada à construção civil.

Como em qualquer outra área, é possível construir sem impactar, com qualidade e sofisticação. Alternativas viáveis de edificação e matérias-primas diferenciadas ganham mais espaço a cada projeto para não deixar o cliente na mão nem o meio ambiente prejudicado.

Confira o que há de novidade na área!

Tijolos de lã

Uma nova opção para sustentabilidade na construção civil, o material é sustentável e não é tóxico, usado em locais com fontes abundantes. Basta adicionar a lã, um polímero natural encontrado nas algas e colocar na argila do tijolo, tornando-o 37% mais resistentes do os que tijolos comuns. Maravilhoso, não é? Ele seca muito mais rápido reduzindo a necessidade de aquecimento, como nos tijolos convencionais.

Veja também os blocos para construção civil feitos com lixo plástico dos oceanos

Coberturas verdes

Quando se fala em sustentabilidade na construção civil, as coberturas verdes ganham destaque porque trazem benefícios não só ao meio ambiente como aos moradores do local.

Casas-Com-Telhado-Verde

As telhas são substituídas por vegetação.

Combatem as ilhas de calor, afinal absorvem os gases emitidos melhorando a qualidade do ar. Absorvem, também, a água da chuva, as quais poderiam causar enchentes.

Pré-moldados

Existem inúmeros materiais que precisam ser modificados em suas propriedades para se tornarem sustentáveis de fato, o que não corre com o concreto pré-moldado. Ele é naturalmente sustentável o que facilita muito o processo.

Com ele é possível pensar em design integrado e uso otimizado dos materiais com menos desperdícios. É necessário menos matéria-prima para construir, menos toxinas e restos são deixados na natureza, pode ser reutilizado, absorve o CO2 e também é reciclável.

Aquecimento solar

Usar a luz do sol para manter a eletricidade da casa é possível. Com placas instaladas no teto das casas é possível captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica, a qual supre completamente as necessidades da cada em relação à ela.

energia-solar-beneficios-para-condominios-620x3601-870x560

Torna-se muito mais barata e sustentável. O processo de instalação e manutenção ainda é um pouco caro para a maioria das pessoas, mas em breve terá mais preços acessíveis, ainda mais com a crescente popularização.

Onde está a sustentabilidade na construção civil?

Vale destacar que não somente o uso do material deve ser sustentável como também a sua produção. Existem materiais que impactam muito e negativamente a natureza, levando a diversos problemas a longo prazo. Além disso, os recursos naturais se tornam a cada dia mais escassos, até o momento que findarão realmente.

Com vias de deixar um ambiente melhor para gerações futuras, o ideal é manter práticas sustentáveis em todos os âmbitos, inclusive no de construção civil. Segundo o Conselho Internacional de Construção essa é a área que mais explora recursos bem como usa energia de forma intensiva. Mais da metade dos resíduos sólidos são gerados por atividades humanas vindos da construção. Eis, portanto, mais motivos para fomentar práticas sustentáveis na construção.

Conclusão

Há quem se preocupe com a parte estética em detrimento da sustentabilidade na construção civil. Já existem profissionais bastante preparados, seja da engenharia, design ou arquitetura, que realizam projetos esteticamente belos com o uso de práticas sustentáveis.

Se você quer jogar no time da sustentabilidade, comece por uma boa qualificação profissional, em um curso você aprende práticas de sustentabilidade, descarte correto de resíduos da construção, para não prejudicar o meio ambiente, aprende também sobre novas tecnologias e práticas da construção civil sustentável.

Confira alguns de nossos cursos, e seja um profissional qualificado e preparado para os novos desafios que a sustentabilidade nos trouxe ↓↓

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO