A importância da qualificação profissional no setor elétrico industrial

Postado em 30/05/2019 Leia em 4 minutos

Em tempos de mercado tão competitivo para colocação profissional, independente da área em que deseja trabalhar, hoje o importante é ter a melhor formação.

Cursos específicos ou relacionados fazem com que o conhecimento amplie e que o currículo se torne mais atrativo.

Tudo isso também vale para aqueles que planejam trabalhar com elétrica industrial, pois é preciso conhecer as especificações da função e as características gerais do setor.

Habilidades e conhecimentos anteriores

Por ser uma profissão que apresenta normas e práticas de trabalho muito específicas, o recomendado é que a pessoa já tenha algum conhecimento em eletricidade.

Cursos anteriores como eletricista ou experiência através de trabalho ajudam a compreender os pontos chaves do funcionamento da elétrica dentro de uma indústria.

Veja também: Eletricista: O que faz o profissional dessa profissão?

A base de conhecimentos é a mesma para ambos, porém os desdobramentos dos estudos é que são diferentes quando comparados.

O profissional eletricista de instalação e manutenção industrial tem habilidades para fazer instalações elétricas diversas dentro de ambientes industriais, planejar todo o mapa elétrico do segmento em atendimento às máquinas e montar e reparar as instalações elétricas pertinentes.

Contudo, todo este conhecimento é advindo do aprendizado através de cursos.

Sistemas elétricos industriais são mais complexos que os residenciais.

Aquele que tem o conhecimento do segundo não pode atuar dentro da área industrial sem se especializar.

Conhecimento das normas que regem a elétrica industrial

Para que o eletricista compreenda o funcionamento e atue dentro de uma indústria, ele precisa estar atento aos requisitos da norma NBR 5410.

Ela diz sobre a segurança, também sobre a qualidade dos equipamentos elétricos empregados e aponta os parâmetros para a execução do trabalho por parte do profissional qualificado.

Portanto, a sua compreensão se apresenta como essencial para o profissional qualificado.

Importante salientar que esta norma restringe a prestação de serviço de dimensionamento e instalações elétricas para a realização exclusivamente feita por profissional especializado.

A melhor formação para o eletricista industrial garante que trabalhe com excelência, minimizando ao máximo os erros.

Quando as suas ações são mal empregadas, elas podem gerar prejuízos para toda a empresa, principalmente porque o maquinário para.

E dentro da lógica da indústria, máquinas paradas é perda de dinheiro.

Além disso, o profissional tem que ter o cuidado em proteger os demais funcionários de choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios.

Só o conhecimento traz responsabilidades.

Um conhecimento que vai além dos circuitos elétricos

Dentro das indústrias não existe espaço para profissionais sem qualificação, para ser contratado é preciso provar a formação em curso especializado.

Afinal, o conhecimento vai além do que dominar as ferramentas e os conhecimentos técnicos, é preciso desenvolver em outras áreas.

O profissional mais completo oportuniza melhores postos de trabalho e progressão de cargo dentro da empresa.

Saber fazer cálculos e interpretar desenhos técnicos, ter boa comunicação, ter habilidade para solucionar problemas, ser responsável e organizado e trabalhar com segurança são as características que um eletricista de sucesso precisa ter na sua carteira de trabalho.

No caso de eletricistas autônomos, o bom atendimento ao cliente e a capacidade de negociação são fundamentais.

Navegue nosso site e fique por dentro das informações disponibilizadas para a área de profissionais da construção civil.

Nós temos diversos cursos de formação na área, entre em contato para maiores informações.

Quer aprender mais sobre elétrica? Acesse aqui nossas aulas grátis!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO