Saiba o que é BIM e como ele pode melhorar projetos de construções

Postado em 22/06/2017 Leia em 4 minutos

Tudo que tange a construção civil merece atenção e precisa ser cuidadosamente pensado.

Afinal, independentemente do tamanho de uma obra, seja uma pequena casa ou um enorme edifício, a segurança de muitas pessoas está em jogo, tanto as que estão trabalhando quanto as que vão ocupar o local depois de finalizado.

É por isso que todos os recursos que aprimorem os processos da construção são sempre muito bem-vindos. Hoje, vamos saber mais sobre uma dessas ferramentas, que tem sido amplamente utilizada graças às vantagens que oferece: o BIM.

O que é BIM?

BIM é, na verdade, uma sigla para o termo em inglês Building Information Modeling que, em português, significa, Modelagem da Informação da Construção. Basicamente, consiste em um conjunto de todas as informações a respeito de uma obra, que são geradas e mantidas ao longo de todo o seu ciclo de vida.

O conceito BIM é sempre trabalhado em 3D e isso garante que ele seja muito mais preciso e fiel ao empreendimento final que será entregue. Os projetos em 2D nem sempre comportam todos os detalhes de uma construção, que são muito importantes para o resultado final.

Dentro desse modelo, quando um arquiteto projeta um empreendimento virtualmente, nele estarão presentes todas as informações imagináveis que forem úteis para a construção: desenhos rigorosamente fiéis à realidade, indicação da mão-de-obra necessária, o tempo que cada etapa da construção deve levar e outros detalhes que serão mencionados mais adiante.

Características e vantagens

Uma das características mais relevantes do BIM, e que acaba sendo também uma das vantagens mais importantes, é o fato de que ele possibilita um trabalho colaborativo e integrado entre todos os profissionais que estão envolvidos na construção daquele empreendimento específico.

Existem programas de computador que aplicam o conceito do BIM. A partir disso, esses profissionais (aqui, englobando os arquitetos, engenheiros, responsáveis pela compra de materiais, designers, paisagistas e outros) podem ir mexendo no projeto, acrescentando novas informações que forem surgindo.

Do mesmo modo que todos podem atualizar, todos também acompanham essas atualizações em tempo real, algo que aumenta a sinergia do trabalho.

Essa comunicação otimiza o tempo, os recursos e processos, fazendo com que uma construção possa ser finalizada mais rapidamente e com um custo reduzido, sem que a qualidade seja comprometida. Muitos gastos (de tempo e dinheiro) são oriundos justamente da falta de integração entre os profissionais.

Veja também: Aplicativos para construção civil: conheça os dez melhores

Além disso, é importante ressaltar que o BIM prevê detalhes minuciosos. Tomando como exemplo o revestimento que será usado no chão de uma casa, no BIM é possível colocar as medidas desse chão, o melhor material para revestir, os fabricantes desse material, suas propriedades e os custos.

Dessa forma, as construtoras que adotam o BIM têm a possibilidade de testar diferentes alternativas antes de colocá-las em prática. Mais um elemento que colabora com a qualidade do empreendimento.

Conclusão

Como você deve ter notado, o BIM é muito mais do que uma ferramenta para realizar projetos. É um recurso que otimiza o trabalho da construção civil, melhorando a entrega do produto para o consumidor final. Portanto, tem grande potencial de auxiliar o setor imobiliário como um todo.

Gostou desse conteúdo e quer aprender com os melhores especialistas temas relevantes da construção civil? Não deixe de conferir os cursos em destaque do Instituto da Construção, são ótimas opções para alavancar sua carreira profissional.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO