Retomada de crescimento no setor de construção civil deve se consolidar em 2020

Postado em 13/01/2020 Leia em 3 minutos

O ano de 2020 promete trazer bons ventos para o setor de construção civil no Brasil. Isso porque a maior economia da América Latina está finalmente preparada para retomar o seu crescimento, inclusive se destacar em meio a taxa básica de juros na mínima histórica, inflação sob controle e avanço da agenda de reformas. Superando tempos ruins, a trajetória descendente dos juros está ajudando a impulsionar a economia, com sinais de aceleração emergindo em dados como vendas do varejo e indicadores de confiança do setor de construção civil, um dos mais importantes. Sendo assim, baseado em números que vamos detalhar a seguir, observamos que a Retomada de crescimento no setor de construção civil deve se consolidar em 2020,

Retomada de crescimento no setor de construção civil

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), as vendas de cimento para o mercado interno, importante termômetro da construção civil, tiveram alta de 3,1% entre outubro de 2018 e o mesmo mês de 2019, representando 54,3 milhões de toneladas. Outro ponto importante para a Retomada de crescimento no setor de construção civil, é o número de unidades residenciais novas vendidas no primeiro semestre de 2019. De acordo com Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC), o número atingiu 59,5 mil unidades, uma alta de 12% sobre o mesmo período de 2018.

Retomada de crescimento apenas começando

A retomada está “apenas começando”, dizem vários analistas econômicos em diversas publicações na imprensa, neste início de 2020. Mas, o ano de 2020, sem dúvidas, já pode ser considerado promissor. “Acredito muito na consolidação da retomada do setor de construção em 2020. Os números apontam claramente neste sentido e já notamos uma boa sinalização de crescimento desde o ano passado”, comenta Jefferson Cruz, CEO do Instituto da Construção (IC).

Retomada da geração de empregos na construção civil

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o saldo líquido em 12 meses de empregos formais, com carteira assinada, na construção até setembro é de 59,7 mil, sendo pela primeira vez positivo no período (entre setembro de 2018 e 2019) desde 2015, e o maior desde 2014. O dado é do Sinduscon SP, com base no Caged, e inclui alguns tipos adicionais de empregos ligados à construção.

É importante se qualificar para aproveitar a retomada

Os números estão ai e mostram uma excelente tendência de crescimento no setor de construção civil no Brasil. Isso será de vital importância para a manutenção de crescimento da economia como um todo. Um dos principais impactos, inclusive, é na geração de empregos. Fique atento e busque uma qualificação de excelência que possa preparar você para um mercado que tem tudo para crescer muito em 2020. O IC está aqui para te ajudar nesta empreitada. No próximo poste vamos falar sobre qualificação de mão de obras e trazer dicas de como você pode se qualificar.

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO