Números comprovam a nova retomada da Construção Civil

Postado em 03/07/2020 Leia em 2 minutos

Muitos analistas apontam a Construção Civil como um dos setores que vai reaquecer a economia brasileira no pós-crise do coronavirua. Nós já falamos disso aqui no blog algumas vezes. A previsão otimista vai sendo confirmada com as recentes divulgações de indicadores de evolução do setor em plena pandemia da ovid-19. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou esta semana que o pessimismo com a crise do coronavírus começou a se dissipar do setor. Outro fator positivo foi a divulgação do CAGED. “Hoje, tivemos uma boa notícia com o resultado do Caged. O setor da construção civil foi o segundo que teve menos perda, fruto do trabalhado de toda a cadeia produtiva”, avaliou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. Estamos vivendo, portanto, a nova retomada da Construção Civil.

A nova retomada da Construção Civil

Ainda em meio à crise, setor da construção apresenta sinais de melhora. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) atingiu 53% no mês de maio e registra um ligeiro aumento em relação ao mês anterior, mais ainda é nove pontos percentuais inferior à média histórica. O mesmo movimento ocorreu com o Índice de Confiança do Empresário Industrial da Construção (ICEI-Construção). Ele ficou em 42,6 pontos em junho, um aumento de cinco pontos em relação a maio. Em abril, o índice já havia crescido 2,8 pontos. Mesmo assim, o índice permanece distante da linha divisória e mostra falta de confiança dos empresários do setor. O ICEI – Construção está 14,4 pontos abaixo do patamar registrado no mesmo período de 2019.

Otimismo com a retomada e o marco legal do saneamento

Durante debate realizado nesta quinta-feira (02) pela CBIC, o presidente da entidade, José Carlos Martins, se mostrou otimista em razão do déficit habitacional e dos juros baixos que vão impulsionar o setor e alavancar o crescimento nacional. “O fato da construção civil não ter parado vai trazer uma demanda reprimida para várias atividades do setor. O Brasil tem tudo para crescer e dar certo”, disse.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO