Como os trabalhadores estão investindo em qualificação profissional

Postado em 16/11/2016 Leia em 4 minutos

Qualificação profissional, essa é a palavra e ação da vez no mercado de trabalho. Por mais que o desemprego esteja batendo a porta, ainda há oportunidades disponíveis, e sai na frente quem se qualifica e não fica parado esperando o tempo passar.

O mercado de qualificação profissional também se expandiu e melhorou, portanto existem diversos cursos a curto e longo prazo com qualidade, preços mais acessíveis e horários flexíveis. Esse último item é muito importante, pois a rotina das pessoas está cada vez mais corrida. Quanto mais possibilidades o curso oferece, melhor para os alunos.

Vejamos abaixo como as empresas e trabalhadores estão investindo em qualificação.

Equipes qualificadas

Para reter talentos, as próprias empresas investem em cursos para os seus profissionais. Isso estimula o trabalho e a dedicação da pessoa perante a empresa. Nesse âmbito podem ser feitos em palestras para motivação da equipe, bem como coaching, o qual incentiva as pessoas a melhorarem as suas aptidões além de desempenho profissional ou pessoal.

Sabemos que muitas vezes as vagas existem, mas não o profissional qualificado para ocupá-la. Quando a própria empresa toma a frente da interligação entre a prática e o estudo, fica mais fácil de aumentar a produtividade e o comprometimento das pessoas.

Além disso, as empresas podem oferecer planos de carreira a qual dá a possibilidade de conseguir salários e cargos mais altos a partir da qualificação profissional. Quando se investe nessa área, amplia-se a performance e melhora a equipe de trabalho ao mesmo tempo.

A internet como ferramenta

A internet é um espaço democrático de aprendizagem e pode ser muito explorado. Nela existem cursos (com certificação), artigos, informações e tudo mais que se possa imaginar de todas as áreas de atuação. As pessoas usam o meio digital para aprender, pois atualmente ele possui muito mais credibilidade do que possuía tempos atrás. Você pode se manter atualizado sobre a sua área, novas tecnologias e inovações.

Além disso, a rede dá oportunidade de interagir com outras pessoas com o mesmo objetivo para debates, tirar dúvidas e ampliar os conhecimentos.

Retorno garantido

A qualificação é a única área em que o retorno é garantido. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística um curso superior pode aumentar em mais de 200% o rendimento da pessoa.

A ideia é não parar por aí e continuar realizando cursos, especializações e afins para manter-se atualizado. O mercado está cada vez mais exigente, por isso a importância da constante qualificação profissional.

Cursos de qualificação profissional de curta duração

Em busca de mais conhecimentos na área, as pessoas vão atrás de cursos flexíveis, que possam conciliar com sua rotina diária. Por isso existem cursos de qualificação, com certificados, para que o profissional melhore as suas aptidões e o seu currículo.

Conclusão

Como podemos observar qualificação profissional é coisa séria, as empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratar funcionários. E caso você tenha optado por empreender e abrir um negócios próprio, através do estudo e capacitação você poderá entregar mais valor aos seus clientes posicionando-se como autoridade, perante a concorrência.

O Instituto da Construção é um exemplo, na área de qualificação profissional na construção civil. Oferecendo mais de dez cursos certificados e com validade em todo país, são mais de 30.000 pessoas capacitadas.

As franquias espalhadas pelo Brasil oferecem espaços bem estruturados e profissionais qualificados para ministrar as aulas. Além disso, os valores são acessíveis, com material didático exclusivo e união entre oficinas técnicas, onde todos os alunos terão suas aulas práticas e salas de aula devidamente preparadas para as aulas teóricas.

Faça o download do ebook abaixo, aumente suas chances de crescimento profissional e tenha sucesso em sua carreira ↓↓

Como crescer profissionalmente e construir uma carreira de sucesso

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO